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Utilização da energia de um veículo elétrico para abastecer uma residência no horário de ponta

dc.contributor.advisorDias, Fernando Maurício Teixeira de Sousa
dc.contributor.authorMarques, Horst Huldreish Ardila Hamada
dc.date.accessioned2018-05-08T09:47:56Z
dc.date.available2018-05-08T09:47:56Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractCom uma tarifa horária diferenciada, o preço da energia elétrica é mais barato durante a madrugada, nos chamados horários de vazio, e mais caro no final da tarde, no horário de ponta. Se não for possível evitar o consumo nos horários mais caros, uma alternativa é a de se comprar a energia durante o horário de vazio, armazená-la em uma bateria e devolvê-la à rede na ponta. Um dos componentes mais importantes dos veículos elétricos é justamente sua bateria, que é o equipamento responsável por armazenar energia necessária para sua utilização. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a viabilidade econômica da utilização da energia disponível na bateria de um veículo elétrico para abastecer uma residência durante o horário de ponta. Através de simulações verificou-se que para alguns modelos/tipos de veículos, o sistema é economicamente viável. Para os proprietários de veículos híbridos, o sistema só é vantajoso se suas necessidades de condução diária forem muito pequenas. Já para os donos de veículos 100% elétricos, esse sistema pode trazer um retorno financeiro que justifica sua utilização.pt_PT
dc.description.abstractWith a different hourly rate, the price of electricity is cheaper during the night, in so-called empty hours, and more expensive in the late afternoon, at peak hours. If you cannot avoid the consume in the most expensive periods, an alternative is to buy energy in the empty hour, store it in a battery and return it to the network at the peak hour. One of the most important components of electric vehicles is precisely its battery, which is the unit responsible for storing energy required for their use. This paper presents a study on the economic viability of the available energy stored in the battery of an electric vehicle to supply a residence during peak hours. Through simulations it was found that for some models/types of vehicles, the system is economically viable. For owners of hybrid vehicles, the system is only advantageous if their daily driving needs are very small. For the owners of 100% electric vehicles, this system can bring a financial return that justifies their use.pt_PT
dc.identifier.tid201882027pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11518
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVeículo Elétricopt_PT
dc.subjectBateriaspt_PT
dc.subjectCompensação Energéticapt_PT
dc.subjectElectric Vehiclept_PT
dc.subjectBatteriespt_PT
dc.subjectEnergy Compensationpt_PT
dc.titleUtilização da energia de um veículo elétrico para abastecer uma residência no horário de pontapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energiapt_PT

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