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Laboratórios Remotos no Ensino de Engenharia

dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.contributor.authorSilva, Juarez B.
dc.contributor.authorPavani, Ana
dc.contributor.authorCosta, Andreatta da
dc.contributor.authorCardoso, Dayane
dc.contributor.authorLima, Delberis A.
dc.contributor.authorTakahashi, Eduardo
dc.contributor.authorRoque, Gabriela R.
dc.contributor.authorTemporão, Guilherme
dc.contributor.authorNéri, Hermes
dc.contributor.authorPereira, Josiel
dc.contributor.authorMendes, Luciano
dc.contributor.authorMoura, Rener
dc.contributor.authorGedraite, Rubens
dc.contributor.authorBilessimo, Simone
dc.contributor.authorUhlmann, Thiago
dc.date.accessioned2018-10-18T15:42:14Z
dc.date.available2018-10-18T15:42:14Z
dc.date.issued2017-09
dc.description.abstractO presente capítulo contém uma seleção de artigos que foram apresentados na Sessão Dirigida: Laboratórios remotos no ensino da engenharia, realizada durante o XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), de 27 a 30 de setembro de 2016, em Natal, Rio Grande do Norte. Essa Sessão Dirigida propôs mostrar trabalhos que viessem a apresentar experiências baseadas em laboratórios remotos no ensino de engenharia, a fim de discutir e demonstrar as práticas ou técnicas propostas pelos grupos em diferentes realidades. Buscou, assim, expor pontos positivos e negativos para potenciais disseminações de projetos com semelhantes contextos. Portanto, o objetivo da Sessão Dirigida foi proporcionar um ambiente para discussão e reflexão referente à integração dos laboratórios remotos no ensino de engenharia. Os cinco artigos apresentados neste capítulo foram selecionados entre aqueles que receberam a qualificação a partir da apresentação oral na Sessão Dirigida ou como convidados. O primeiro, escrito por Thiago Schaedler Uhlmann e Luciano Antonio Mendes, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é intitulado “Jogos remotos: perspectivas de aplicação conjunta de aprendizagem baseada em jogos e experimentação remota no ensino de engenharia”. Tem como objetivo geral identificar possibilidades acerca do emprego da Aprendizagem Baseada em Jogos, associada a recursos de experimentação remota, no ensino de engenharia. O segundo artigo selecionado foi escrito por Ana M. B. Pavani; Delberis A. Lima; Guilherme P Temporão; Vanessa A. P. Lima, vinculados à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). O documento, intitulado “Implantação de um laboratório remoto: um projeto de múltiplas facetas”, busca descrever a experiência de iniciar a implantação de um laboratório remoto nessa instituição, no âmbito do Projeto VISIR+. O terceiro artigo, “Projetos de experimentos remotos como estratégia for- mativa para estudantes de engenharia”, foi escrito por Eduardo Kojy Takahashi; Rubens Gedraite; Hermes Gustavo Fernandes Neri; Dayane Carvalho Cardoso e Rener Martins de Moura, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os autores buscam apresentar uma possibilidade metodológica de formação básica de estudantes de engenharia, a partir do desenvolvimento colaborativo de projetos envolvendo experimentação remota e com o engajamento de professores-pesquisadores, estudantes de engenharia e estudantes do ensino médio que apresentem um potencial para a carreira de engenharia. O quarto artigo, intitulado “Percepções acerca de experimentos remotos no contexto de um curso de especialização em Educação em Engenharia e Ciências Exatas”, foi escrito por Luciano Andreatta Carvalho da Costa, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). No documento, o autor busca apresentar as percepções dos estudantes de um curso de especialização em Educação em Engenharia e em Ciências Exatas na UERGS, no âmbito da utilização de laboratórios remotos, a partir de uma disciplina ministrada no curso que trata do tema dos experimentos online e seus impactos para a formação na área tecnológica. O quinto artigo, “Programa de cooperação interinstitucional para experimentação remota nos processos de ensino e de aprendizagem de engenharia”, é de autoria de Gabriela Rocha Roque (Faculdade SATC); Josiel Pereira e Simone Meister Sommer Bilessimo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O documento descreve a uma iniciativa de cooperação entre duas instituições de ensino superior, a UFSC e a Faculdade SATC. Cooperação esta motivada pela integração de tecnologia no ensino de engenharia, através da utilização e do compartilhamento dos recursos de laboratórios de experimentação remota.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-85-64541-10-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12070
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherABENGE – Associação Brasileira de Educação em Engenhariapt_PT
dc.subjectRemote labspt_PT
dc.subjectLaboratórios remotospt_PT
dc.subjectEducação em Engenhariapt_PT
dc.titleLaboratórios Remotos no Ensino de Engenhariapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasíliapt_PT
oaire.citation.endPage45pt_PT
oaire.citation.startPage8pt_PT
oaire.citation.titleDESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Formação Acadêmica e atuação Profissional, Práticas Pedagógicas e Laboratórios Remotospt_PT
person.familyNameAlves
person.givenNameGustavo
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id7006053908
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
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