dc.contributor.author | Alves, Gustavo R. | |
dc.contributor.author | Silva, Juarez B. | |
dc.contributor.author | Pavani, Ana | |
dc.contributor.author | Costa, Andreatta da | |
dc.contributor.author | Cardoso, Dayane | |
dc.contributor.author | Lima, Delberis A. | |
dc.contributor.author | Takahashi, Eduardo | |
dc.contributor.author | Roque, Gabriela R. | |
dc.contributor.author | Temporão, Guilherme | |
dc.contributor.author | Néri, Hermes | |
dc.contributor.author | Pereira, Josiel | |
dc.contributor.author | Mendes, Luciano | |
dc.contributor.author | Moura, Rener | |
dc.contributor.author | Gedraite, Rubens | |
dc.contributor.author | Bilessimo, Simone | |
dc.contributor.author | Uhlmann, Thiago | |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T15:42:14Z | |
dc.date.available | 2018-10-18T15:42:14Z | |
dc.date.issued | 2017-09 | |
dc.description.abstract | O presente capítulo contém uma seleção de artigos que foram apresentados na Sessão Dirigida: Laboratórios remotos no ensino da engenharia, realizada durante o XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), de 27 a 30 de setembro de 2016, em Natal, Rio Grande do Norte. Essa Sessão Dirigida propôs mostrar trabalhos que viessem a apresentar experiências baseadas em laboratórios remotos no ensino de engenharia, a fim de discutir e demonstrar as práticas ou técnicas propostas pelos grupos em diferentes realidades. Buscou, assim, expor pontos positivos e negativos para potenciais disseminações de projetos com semelhantes contextos. Portanto, o objetivo da Sessão Dirigida foi proporcionar um ambiente para discussão e reflexão referente à integração dos laboratórios remotos no ensino de engenharia. Os cinco artigos apresentados neste capítulo foram selecionados entre aqueles que receberam a qualificação a partir da apresentação oral na Sessão Dirigida ou como convidados. O primeiro, escrito por Thiago Schaedler Uhlmann e Luciano Antonio Mendes, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é intitulado “Jogos remotos: perspectivas de aplicação conjunta de aprendizagem baseada em jogos e experimentação remota no ensino de engenharia”. Tem como objetivo geral identificar possibilidades acerca do emprego da Aprendizagem Baseada em Jogos, associada a recursos de experimentação remota, no ensino de engenharia. O segundo artigo selecionado foi escrito por Ana M. B. Pavani; Delberis A. Lima; Guilherme P Temporão; Vanessa A. P. Lima, vinculados à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). O documento, intitulado “Implantação de um laboratório remoto: um projeto de múltiplas facetas”, busca descrever a experiência de iniciar a implantação de um laboratório remoto nessa instituição, no âmbito do Projeto VISIR+. O terceiro artigo, “Projetos de experimentos remotos como estratégia for- mativa para estudantes de engenharia”, foi escrito por Eduardo Kojy Takahashi; Rubens Gedraite; Hermes Gustavo Fernandes Neri; Dayane Carvalho Cardoso e Rener Martins de Moura, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os autores buscam apresentar uma possibilidade metodológica de formação básica de estudantes de engenharia, a partir do desenvolvimento colaborativo de projetos envolvendo experimentação remota e com o engajamento de professores-pesquisadores, estudantes de engenharia e estudantes do ensino médio que apresentem um potencial para a carreira de engenharia. O quarto artigo, intitulado “Percepções acerca de experimentos remotos no contexto de um curso de especialização em Educação em Engenharia e Ciências Exatas”, foi escrito por Luciano Andreatta Carvalho da Costa, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). No documento, o autor busca apresentar as percepções dos estudantes de um curso de especialização em Educação em Engenharia e em Ciências Exatas na UERGS, no âmbito da utilização de laboratórios remotos, a partir de uma disciplina ministrada no curso que trata do tema dos experimentos online e seus impactos para a formação na área tecnológica. O quinto artigo, “Programa de cooperação interinstitucional para experimentação remota nos processos de ensino e de aprendizagem de engenharia”, é de autoria de Gabriela Rocha Roque (Faculdade SATC); Josiel Pereira e Simone Meister Sommer Bilessimo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O documento descreve a uma iniciativa de cooperação entre duas instituições de ensino superior, a UFSC e a Faculdade SATC. Cooperação esta motivada pela integração de tecnologia no ensino de engenharia, através da utilização e do compartilhamento dos recursos de laboratórios de experimentação remota. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-85-64541-10-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12070 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | ABENGE – Associação Brasileira de Educação em Engenharia | pt_PT |
dc.subject | Remote labs | pt_PT |
dc.subject | Laboratórios remotos | pt_PT |
dc.subject | Educação em Engenharia | pt_PT |
dc.title | Laboratórios Remotos no Ensino de Engenharia | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasília | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 45 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 8 | pt_PT |
oaire.citation.title | DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Formação Acadêmica e atuação Profissional, Práticas Pedagógicas e Laboratórios Remotos | pt_PT |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Gustavo | |
person.identifier | 150015 | |
person.identifier.ciencia-id | 4210-4DF2-5206 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1244-8502 | |
person.identifier.rid | I-7876-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7006053908 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- LIV_GCA__CIETI_COBENGE2016_cap1.pdf
- Size:
- 520.26 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: