Repository logo
 
Publication

A relação entre o currículo e a formação inicial de professores (de Ciências Sociais): contributos para uma reflexão no ensino da didática

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.date.accessioned2019-09-16T13:37:27Z
dc.date.available2019-09-16T13:37:27Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractComo nos esclareceu Young (2010), os conhecimentos são essenciais para os processos escolares e educativos, daí o currículo ter um papel predominante na escola. Como é indicado por diferentes autores (Apple, 2004; Pacheco, 2012; Paraskeva, 2000; Silva, 2000; Torres Santomé, 2017), o reconhecimento de influências distintas, como a ideologia e o poder, no que ao currículo se refere, tem sido evidenciada, paulatinamente, por diversos trabalhos e no âmbito daquilo que podemos denominar como estudos curriculares. Esses trabalhos sustentam a ideia de que, contrariamente às perspetivas clássicas (Bobbitt, 1918; Tyler, 1976), não é possível conceptualizarmos o currículo como uma prescrição que estrutura, de modo técnico, científico e neutro, os conhecimentos que deverão ser desenvolvidos em contexto escolar e o método de os ensinar. Atualmente, assume-se que o mesmo, podendo ser entendido como um projeto (Pacehco, 2016), integra uma dimensão de conflito (Paraskeva, 2000) e/ou de batalha ideológica, política, cultural, epistemológica, entre outras (Gimeno Sacristán, 2013). É de suma importância que um professor de Ciências Sociais, em sentido lato, tenha consciência de tais dinâmicas em torno do currículo e não o percecione como um texto entendido de modo ahistórico e apolítico (Torres Santomé, 2017). Reconhecendo as suas implicações no que concerne à validação e legitimação do conhecimento (Apple, 2000) e, talvez mais importante, a forma como esse conhecimento se entrecruza com o processo de reprodução (da desigualdade) social e de construção da cidadania individual e coletiva (Torres Santomé, 1998), assume-se como relevante tal reflexão também no contexto da formação (inicial) daqueles professores (Barton e Levstik, 2003; Merchán, 2009). Face ao indicado, e considerando-se a existência de uma relação estreita entre o currículo e a didática (Roldão, 2017), com a presente comunicação, em formato de ensaio, pretende-se discutir sobre o modo como os estudos curriculares podem contribuir para pensar o ensino da didática na formação dos professores de Ciências Sociais, para que estes se assumam como efetivos construtores do currículo, estando ainda conscientes da influência, por exemplo, da disciplina de história na formação cidadã dos estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14616
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Universitária de Professores de Didática das Ciências Sociaispt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.titleA relação entre o currículo e a formação inicial de professores (de Ciências Sociais): contributos para uma reflexão no ensino da didáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage60pt_PT
oaire.citation.startPage51pt_PT
oaire.citation.titleEnseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocríticapt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameMoreira
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2019a.pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: