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Implementação de Algoritmo para Análise e Gestão de Erros Provenientes dos Sistemas da Carroçaria no Autocarro Elétrico
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Ramiro de Sousa | |
dc.contributor.author | Ferreira, José Manuel Sousa | |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T10:44:28Z | |
dc.date.embargo | 2026-10-12 | |
dc.date.issued | 2023-10-12 | |
dc.description.abstract | A crescente evolução do setor automóvel tem implicado um aumento do número de componentes e sistemas eletrónicos presentes nos novos veículos. Esta evolução é impulsionada com a necessidade de incrementar a segurança tanto dos passageiros do veículo como dos outros utilizadores da via pública. Num veículo pesado de passageiros, o número e complexidade destes sistemas acarreta uma maior responsabilidade, sendo assim imperativo que seja assegurado a correta deteção e prevenção de falhas que possam ocorrer nestes sistemas. O presente trabalho consiste na implementação de um algoritmo para a gestão dos erros provenientes dos vários sistemas da carroçaria do autocarro H2.CityGold, produzido pela empresa CaetanoBus. Para além disso, foi desenvolvido o software necessário para os vários sistemas da carroçaria, de forma a detetarem falhas no seu funcionamento. Inicialmente foi realizado o estudo do protocolo de comunicação automóvel CAN e da norma SAE J1939, principalmente à secção 73 desta, dedicada ao diagnós tico automóvel. Para além destes, foi estudado a norma IEC 61131-3 dedicada ao desenvolvimento de software para PLC. Seguidamente foi realizado o desenvolvimento tanto do algoritmo de gestão de erros como do software para cada um dos sistemas presentes na carroçaria. Também foi desenvolvido uma funcionalidade para a ferramenta de diagnóstico CaetanoDiag, onde são apresentados os erros de todos os sistemas presentes num determinado veí culo. Esta funcionalidade é transversal a todos os modelos de autocarros produzidos pela empresa. Para validar o software e funcionalidades desenvolvidas, foram realizados testes e validações na bancada de testes presente no departamento de Research & Develop ment Engineering. A avaliação do correto funcionamento do software desenvolvido num veículo ficou adiada para a fase de produção deste. | pt_PT |
dc.description.abstract | The continuous evolution of the automotive sector has led to an increase in the number of electronic components and systems present in new vehicles. This evolution is driven by the need to enhance the safety of both vehicle occupants and other road users. In a heavy passenger vehicle, the number and complexity of these systems en tail greater responsibility, making it imperative to ensure the correct detection and prevention of failures that may occur in these systems. This work consists of implementing an algorithm for error management arising from various systems within the H2.CityGold bus body, produced by CaetanoBus. Additionally, the necessary software was developed for the various body systems to detect malfunctions in their operation. Initially, a study was conducted on the automotive communication protocol CAN and the SAE J1939 standard, particularly Section 73 dedicated to automotive diag nostics. In addition to these, the IEC 61131-3 standard, dedicated to PLC software development, was also studied. Subsequently, the development of both the error management algorithm and software for each of the systems present in the bus body was carried out. A feature was also developed for the CaetanoDiag diagnostic tool, which displays errors from all systems in a specific vehicle. This feature is applicable to all bus models produced by the company. To validate the software and developed functionalities, tests and validations were performed on the test bench in the Research & Development Engineering depart ment. The evaluation of the correct operation of the developed software in a vehicle was deferred to the production phase. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203413997 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24240 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | eículo Pesado de Passageiros | pt_PT |
dc.subject | Carroçaria | pt_PT |
dc.subject | Software | pt_PT |
dc.subject | Gestão de Erros | pt_PT |
dc.subject | CAN | pt_PT |
dc.subject | J1939-73 | pt_PT |
dc.subject | IEC 61131-3 | pt_PT |
dc.subject | ActiGraf | pt_PT |
dc.subject | Unidade de Controlo Eletrónica | pt_PT |
dc.title | Implementação de Algoritmo para Análise e Gestão de Erros Provenientes dos Sistemas da Carroçaria no Autocarro Elétrico | pt_PT |
dc.title.alternative | Implementation of an Algorithm for Analysis and Management of Errors Arising from the Body Systems in the Electric Bus | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Engenharia Electrotécnica e de Computadores | pt_PT |