Publication
A educação: um olhar. Os alunos condicionais no 1º ciclo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Paiva, Margarida Maria Ferreira Delgado | |
dc.contributor.author | Afonso, Natália Maria Barreira Pereira Liberal | |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T12:29:40Z | |
dc.date.available | 2020-01-14T12:29:40Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente Estudo, sob o título “A Educação: Um olhar. Os alunos condicionais no 1.º Ciclo” pretende investigar e compreender que impacto pode ter a entrada de alunos mais novos, fora da matrícula obrigatória, no desenvolvimento do seu processo educativo, desenhado para um período de 4 anos, correspondente à conclusão do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Queremos, ainda, passar um olhar pela evolução da Educação neste campo. Partindo de razões pessoais, profissionais, teóricas e normativas, consideramos importante investigar se a idade de entrada no 1.º Ciclo, diferente à partida, compromete o percurso escolar dos alunos. Assim, utilizamos uma metodologia essencialmente quantitativa, recorrendo a um inquérito por questionário na procura das perceções de Professores do Grupo Docente do 1.º Ciclo de três Agrupamentos de Escolas sobre questões relacionadas com a matrícula e a entrada no 1.º Ciclo de alunos condicionais, sobre o seu aproveitamento escolar, o comportamento e a relação que estabelecem com/ em contexto educativo. Utilizamos, ainda, um questionário distribuído a Pais/ Encarregados de Educação de alunos integrados em turmas do 1.º ao 4.º ano, que entraram na Escola com 5 ou com 7 anos, para apresentação de uma visão complementar relativamente à questão levantada. A análise dos resultados obtidos revela que a entrada no 1.º Ciclo antes da idade obrigatória compromete, fragiliza o processo educativo de alunos condicionais. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study - Education: A look. Conditional students in Primary School - is intended to investigate and understand what is the impact of the early entry of children, before compulsory school age, in the development of their educational process, which is designed for a period of 4 years, corresponding to the completion of the first cycle of Primary Education. We also want to look at the evolution of Education in this field. Based on personal, professional, theoretical and normative reasons, we consider it important to investigate whether the age of entry into primary education, different at the outset, compromises students' schooling. Thus, we used an essentially quantitative methodology, using a questionnaire survey in search of primary school teacher perceptions on issues related to enrollment and entry into the first school year of conditional students, on their school performance, the behaviour and relationship they establish within the educational context. We also use a questionnaire distributed to Parents/Guardians of students integrated into classes from the first to the fourth grade and that entered the School at the age 5 or 7 years old to present a complementary view on the question raised. An analysis of the results shows that entry into school before compulsory school age compromises and weakens the educational process of conditional students. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202454665 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15268 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Alunos condicionais | pt_PT |
dc.subject | Aproveitamento escolar | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Comportamento | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Conditional students | pt_PT |
dc.subject | School performance | pt_PT |
dc.subject | Development | pt_PT |
dc.subject | Behaviour | pt_PT |
dc.title | A educação: um olhar. Os alunos condicionais no 1º ciclo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas | pt_PT |