Repository logo
 
Publication

A educação: um olhar. Os alunos condicionais no 1º ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPaiva, Margarida Maria Ferreira Delgado
dc.contributor.authorAfonso, Natália Maria Barreira Pereira Liberal
dc.date.accessioned2020-01-14T12:29:40Z
dc.date.available2020-01-14T12:29:40Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente Estudo, sob o título “A Educação: Um olhar. Os alunos condicionais no 1.º Ciclo” pretende investigar e compreender que impacto pode ter a entrada de alunos mais novos, fora da matrícula obrigatória, no desenvolvimento do seu processo educativo, desenhado para um período de 4 anos, correspondente à conclusão do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Queremos, ainda, passar um olhar pela evolução da Educação neste campo. Partindo de razões pessoais, profissionais, teóricas e normativas, consideramos importante investigar se a idade de entrada no 1.º Ciclo, diferente à partida, compromete o percurso escolar dos alunos. Assim, utilizamos uma metodologia essencialmente quantitativa, recorrendo a um inquérito por questionário na procura das perceções de Professores do Grupo Docente do 1.º Ciclo de três Agrupamentos de Escolas sobre questões relacionadas com a matrícula e a entrada no 1.º Ciclo de alunos condicionais, sobre o seu aproveitamento escolar, o comportamento e a relação que estabelecem com/ em contexto educativo. Utilizamos, ainda, um questionário distribuído a Pais/ Encarregados de Educação de alunos integrados em turmas do 1.º ao 4.º ano, que entraram na Escola com 5 ou com 7 anos, para apresentação de uma visão complementar relativamente à questão levantada. A análise dos resultados obtidos revela que a entrada no 1.º Ciclo antes da idade obrigatória compromete, fragiliza o processo educativo de alunos condicionais.pt_PT
dc.description.abstractThis study - Education: A look. Conditional students in Primary School - is intended to investigate and understand what is the impact of the early entry of children, before compulsory school age, in the development of their educational process, which is designed for a period of 4 years, corresponding to the completion of the first cycle of Primary Education. We also want to look at the evolution of Education in this field. Based on personal, professional, theoretical and normative reasons, we consider it important to investigate whether the age of entry into primary education, different at the outset, compromises students' schooling. Thus, we used an essentially quantitative methodology, using a questionnaire survey in search of primary school teacher perceptions on issues related to enrollment and entry into the first school year of conditional students, on their school performance, the behaviour and relationship they establish within the educational context. We also use a questionnaire distributed to Parents/Guardians of students integrated into classes from the first to the fourth grade and that entered the School at the age 5 or 7 years old to present a complementary view on the question raised. An analysis of the results shows that entry into school before compulsory school age compromises and weakens the educational process of conditional students.pt_PT
dc.identifier.tid202454665
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15268
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAlunos condicionaispt_PT
dc.subjectAproveitamento escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectComportamentopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectConditional studentspt_PT
dc.subjectSchool performancept_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectBehaviourpt_PT
dc.titleA educação: um olhar. Os alunos condicionais no 1º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Natália Afonso_2019.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: