Repository logo
 
Publication

Culturas musicais nas aulas de Educação Musical

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBoal-Palheiros, Graça
dc.contributor.authorPereira, André Novais
dc.date.accessioned2022-02-14T15:21:59Z
dc.date.available2022-02-14T15:21:59Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO relatório que apresento foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo destina-se às observações da Prática Musical no Ensino Básico, onde podemos encontrar uma breve caracterização das escolas onde decorreram essas mesmas observações, bem como se apresenta uma descrição mais detalhada das observações feitas aos professores cooperantes e colegas de estágio. O segundo capítulo ilustra a Prática de Ensino Supervisionada. De forma fundamentada, reflito acerca das decisões que tomei para o planeamento e lecionação das minhas aulas. Reservo o terceiro e último capítulo para o meu Projeto de Investigação, desenvolvido ao longo do ano. Através de uma entrevista semiestruturada, a minha pesquisa pretende verificar que tipo de encadeamentos se podem observar entre o repertório escolhido pelos professores de Educação Musical, e os contextos socioculturais dos mesmos. Também procuro perceber o que motiva os professores a abordarem as Culturas musicais nos contextos. Foi feito um inquérito por questionário aos meus alunos, para confirmar se a exposição dos aspetos culturais dos diferentes tipos de repertório, influenciam as suas formas de pensar. Os resultados revelam que o domínio das competências específicas e gerais a serem desenvolvidas pelos alunos, podem ser mais significativas se associadas ao efeito que a música tem na sociedade. Pretendo, acima de tudo, perceber a função que a música tem, para além de organizações sonoras.pt_PT
dc.description.abstractThe report that I present was prepared within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice, of the Master´s in Music Education Teaching in Basic Education. The first chapter is dedicated to observations of Musical Practice in Basic Education, where we can find a brief characterization of the schools where these same observations took place, as well as a more detailed description of the observations made to cooperating teachers and trainee colleagues. The second chapter illustrates a grounded exposition about Supervised Teaching Practice. In a reasoned way, I reflect on the decisions I made for the planning and teaching of my classes. I reserve the third and last chapter for my Research Project, which was developed throughout the year. Through a semi-structured interview, my research intends to verify what kind of relationships can be observed between the repertoire chosen by Music Education teachers, and their sociocultural contexts; if teachers value the area of competences related to musical cultures in contexts. A questionnaire survey was also carried out to my students, to confirm whether the exposure of cultural aspects of different types of repertoires influence their ways of thinking. The results reveal that the mastery of specific and general skills to be developed by students can be more significant if associated with the effect that music has on society. Above all, I want to understand the role that music has, in addition to sound organizations.pt_PT
dc.identifier.tid202940969
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19969
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCulturas musicais nos contextospt_PT
dc.subjectMulticulturalitypt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectMusical cultures in contextspt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.titleCulturas musicais nas aulas de Educação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_André Pereira_2021.pdf
Size:
737.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission