Repository logo
 
Publication

A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical

dc.contributor.advisorBoal-Palheiros, Graça
dc.contributor.authorOliveira, Diana da Conceição Pereira
dc.date.accessioned2022-02-14T15:27:58Z
dc.date.available2022-02-14T15:27:58Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. É formado por três capítulos. O primeiro capítulo diz respeito à Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo, em que apresento uma reflexão sobre este tópico. No segundo capítulo surge a Prática de Ensino Supervisionada, onde para além da caracterização da escola e da turma aparece a reflexão devidamente fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida. O terceiro e último capítulo destina-se ao Projeto de investigação intitulado "A Música Tradicional Portuguesa nas aulas de Educação Musical". Este projeto tem como objetivo saber como é que os professores de Educação Musical abordam a música tradicional nas suas aulas, que estratégias e recursos utilizam, que projetos já desenvolveram junto da comunidade escolar e quais as reações dos alunos face ao ensino da Música Tradicional Portuguesa. A metodologia utilizada foio inquérito por questionário. Os resultados indicam que existem atualmente muitos projetos de Música Tradicional Portuguesa nas escolas,uma boa abordagem nas aulas, uma boa resposta por parte dos alunos, evidenciando ainda assim muito caminho para percorrer.pt_PT
dc.description.abstractThis report was written as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Teaching MusicalEducation in Elementary School.lt is formed by three chapters. The first chapter refers to the Observation of Musical Practice in the 2nd Grade, where I presenta reflection on this topie. ln the second chapter emerges the Supervised Educational Practice,where in addition to the characterization of the school and the class, there is a duly reasoned reflection on the entire educational practice developed. The third and final chapter is devoted to the Research Project entitled 'Traditional Portuguese Music in Music Education classes". This project aims to find out how Musical Education teachers approach the traditional music in their classes, what strategies and resources they use, what projects they have already developed with the school community and what are the student's reactions to the teaching of Traditional Portuguese Music. The methodology used was the inquiry. This was forwarded to ali school groupings at a national levei,for a more solid research. The results indicate that there are currently many Traditional Portuguese Music projects in schools, a good approach in classes, a good response from the students, even so evidencing a long way to go.pt_PT
dc.identifier.tid202940942
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19972
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Musicalpt_PT
dc.subjectMúsica tradicional portuguesapt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectTraditional portuguese musicpt_PT
dc.subjectElementary schoolpt_PT
dc.titleA música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_Diana Oliveira_2021.pdf
Size:
6.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license (2).txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission