Repository logo
 
Publication

Impacto da Rotatividade de Servidores Docentes no Aproveitamento Acadêmico e no funcionamento Escolar: o caso do IFRO – Campus Guajará-Mirim

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira
dc.contributor.authorParedes, Gina Roca
dc.date.accessioned2023-11-23T14:30:25Z
dc.date.available2023-11-23T14:30:25Z
dc.date.issued2021-09-23
dc.description.abstractA rotatividade de servidores docentes está intimamente ligada e reflete-se na interação entre professor-aluno, podendo prejudicar a capacidade de aprendizagem dos alunos, provocar alterações no desenvolvimento de ensino, descontinuidade de participar de trabalhos pedagógicos, extensão e pesquisa, que vinham sendo estendido entre um ano letivo e outro, bem como na vida do estabelecimento de ensino em que ela ocorre. O presente estudo tem como objetivo, investigar os impactos da rotatividade de servidores docentes no aproveitamento académico dos alunos e funcionamento escolar do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Guajará-Mirim. Quanto a metodologia, foi efetuada uma investigação empírica, de natureza qualitativa e quantitativa, portanto pode ser considerada mista; concretamente levado a cabo um estudo de caso, por se tratar de uma unidade alvo de análise em especial. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foi realizada inquéritos sob a forma de questionários aplicados aos alunos dos 2º e 3º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio; entrevista aplicada a servidores docentes que se evadiram do IFRO-CGM ao longo dos últimos 5 (cinco) anos; entrevista aos servidores gestores (Diretora Geral e Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino). No fim, foi feita uma triangulação dos dados obtidos com o objetivo de encontrar explicações à situação estudada e apresentação de algumas sugestões que podem vir a contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos servidores docentes. Se conseguir evitar uma menor rotatividade docente, isso refletir-se-á positivamente no desenvolvimento do IFRO-CGM.pt_PT
dc.description.abstractThe Turnover of teaching staff is closely linked and is reflected in the interaction between teacher and student, which may impair the students' learning capacity, cause changes in the development of teaching, discontinuity in participating in pedagogical work, extension and research, which had been extended between one academic year and another, as well as in the life of the educational establishment in which it occurs. This study aims to investigate the impacts of the Turnover of teaching staff on the academic achievement of students and school performance of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia - IFRO - Guajará-Mirim Campus. As for the methodology, an empirical investigation will be carried out, of a qualitative and quantitative nature, therefore it can be considered mixed; concretely, a case study will be carried out, as it is a target unit of analysis in particular. As for the data collection instruments, it is intended to use surveys in the form of questionnaires applied to students of the 2nd and 3rd years of technical courses integrated to high school; interview applied to teaching staff who have escaped from IFRO-CGM over the past 5 (five) years; interview with management employees (General Director and Head of the Department of Education Support). In the end, we will triangulate the data obtained in order to find explanations for the studied situation and present some suggestions that may contribute to the improvement of the working conditions of the teaching staff. If you manage to avoid a lower teacher Turnover, this will be positively reflected in the development of IFRO-CGM.pt_PT
dc.identifier.tid203397282pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23953
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRotatividade de docentespt_PT
dc.subjectImpactos darotatividade na aprendizagempt_PT
dc.subjectImpacto da rotatividade no desenvolvimento escolarpt_PT
dc.subjectTeacher turnoverpt_PT
dc.subjectImpacts of turnover on learningpt_PT
dc.subjectImpacts of turnover on school developmentpt_PT
dc.titleImpacto da Rotatividade de Servidores Docentes no Aproveitamento Acadêmico e no funcionamento Escolar: o caso do IFRO – Campus Guajará-Mirimpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria em Comunicação Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Gina Roca Paredes.pdf
Size:
3.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: