Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
265.44 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A globalização abriu um vasto leque de oportunidades para as empresas/negócios em todo o mundo. Usando a metodologia qualitativa e o estudo de caso, procuramos analisar o processo de internacionalização de trĆŖs PME portuguesas com o objetivo de perceber a sua abordagem aos mercados internacionais. Os resultados indicam que o modelo Uppsala Ć© Ćŗtil para compreender o processo de internacionalização das PME. Contudo, tambĆ©m indicam que hĆ” empresas que iniciam a sua expansĆ£o internacional muito rapidamente e para mercados geograficamente dispersos, contrariando alguns princĆpios do modelo Uppsala.
Para os casos em anÔlise, a exportação constitui o principal modo de entrada nos mercados externos. Adicionalmente, as razões/fatores que motivam e influenciam a internacionalização, em conjunto com o perfil dos gestores, o modelo de negócio, bem como as networks em que a empresa poderÔ estar inserida, podem ser os principais impulsionadores da decisão e do reforço do processo de internacionalização.
Description
Keywords
Estratégias Internacionalização PME
Pedagogical Context
Citation
Publisher
RVJ - Editores, Lda