Repository logo
 
Publication

Sistema de Automatização de Newsletters e Comunicação Segmentada

datacite.subject.fosSistemas Gráficos e Multimédiapt_PT
dc.contributor.advisorMarreiros, Maria Goreti Carvalho
dc.contributor.authorRamos, Roberto Carlos da Silva
dc.date.accessioned2018-03-16T12:20:37Z
dc.date.available2019-11-20T01:30:16Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO progresso da tecnologia revelou-se um processo extremamente veloz, alterando o posicionamento das empresas nos mercados e permitindo-lhes estabelecer associação entre a informação que detêm e potenciar os seus recursos de conhecimento que facilitarão o processo de tomada de decisão. Um dos maiores desafios do comércio eletrónico é a criação de uma relação de confiança entre as organizações que fornecem serviços/produtos e os seus clientes. A ausência de uma relação física, potenciada pelas trocas de informação mediadas eletronicamente entre as organizações e os seus stakeholders externos, potencia o papel da comunicação, que recai, maioritariamente, no envio de emails. No presente trabalho propomo-nos a contribuir para a resolução de alguns desafios existentes a nível da comunicação por email, numa grande organização de comércio eletrónico, a Prozis. Neste contexto, prestaremos particular atenção à comunicação através de newsletters e à automatização do seu processo de criação, assim como ao estabelecimento de uma comunicação segmentada com o cliente, com base no seu histórico de navegação. Para cada tipo de comunicação procuramos encontrar soluções que se adequassem à realidade da organização, inspiradas nas melhores práticas de mercado. As soluções encontradas foram apresentadas à empresa e, após aprovação, implementadas, tendo sido posteriormente avaliado o sucesso desta implementação. Esta dissertação apresenta as principais decisões técnicas e os resultados observados ao longo de todo o processo de estudo.pt_PT
dc.description.abstractThe progress of technology has proven to be an extremely fast process, changing the positioning of companies in the markets and allowing them to establish an association between the information they hold and enhance their knowledge resources, which will facilitate the decision-making process. One of the biggest challenges of e-commerce is to create a relationship of trust between organizations that provide services/products and their customers. The absence of a physical relationship between organizations and their external stakeholders, enhanced by information exchanges that are electronically mediated, heightens the role of communication, which mainly falls in email sending. In this dissertation we propose to contribute to the resolution of some existing challenges in email communication, in a large organization of e-commerce called Prozis. In this context, we will pay particular attention to communication through newsletters and to the automation of their creative process, as well as to the establishment of a segmented communication with the customers, based on their browsing history. For each type of communication we tried to find solutions that were suited to the reality of the organization, inspired by the best market practices. The solutions were presented to the company and, after its approval, they were implemented. We subsequently evaluated the success of this implementation. This work presents the main technical decisions and the results observed throughout the study process.pt_PT
dc.identifier.tid201750767pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11148
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmailpt_PT
dc.subjectNewsletterpt_PT
dc.subjectClientept_PT
dc.subjectComunicação segmentadapt_PT
dc.subjectCustomerpt_PT
dc.subjectTargeted communicationpt_PT
dc.titleSistema de Automatização de Newsletters e Comunicação Segmentadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RobertoRamos_2016_MEI.pdf
Size:
3.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: