Repository logo
 
Publication

Organização do léxico e visão do(s) mundo(s): uma proposta multimédia de abordagem das relações lexicais no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorChoupina, Celda
dc.contributor.authorCosta, José António
dc.contributor.authorAzevedo, João
dc.contributor.authorOliveira, Inês
dc.contributor.authorQuerido, Joana
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.date.accessioned2019-12-19T16:28:05Z
dc.date.available2019-12-19T16:28:05Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractUma criança, desde cedo, compreende que diferentes palavras apresentam diferentes significados, o que se afigura relevante em várias operações cognitivas. Linguisticamente, é possível constatar que o contraste (de itens lexicais, de semas e de morfemas) está na base de relações lexicais de natureza diversa (Baptista, 2006). Contudo, o tratamento desta temática no 1.º CEB tem-­se confinado à abordagem da antonímia e da sinonímia nos dois primeiros anos (Buescu et al., 2015), relegando para ciclos posteriores a hiperonímia e a holonímia e perpetuando um ensino dicotómico e descontextualizado (Baptista et al., 2017). A mudança deste cenário afigura­-se possível, a começar pela mudança de paradigma que parece encontrar­-se espelhada nas recentes Aprendizagens Essenciais (DGE, 2018). No entanto, a verdadeira alteração no ensino pressupõe um conhecimento científico atualizado por parte dos agentes educativos, razão pela qual abordaremos esta problemática. Apresentaremos a noção de oposição, a sua relevância na estruturação do léxico mental e o modo como se torna produtiva para a caracterização das relações lexicais, no quadro das relações múltiplas (Cruse, 2001). Avaliaremos algumas das estratégias linguísticas disponíveis para a expressão de oposições antonímicas, convocando critérios diversos. Tentaremos evidenciar os contributos da investigação em diferentes áreas na elaboração de propostas didáticas. Foram elaboradas três narrativas bimodais que colocam pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos de ocorrência que podem admitir relações semânticas de gradação ou mesmo de sinonímia, comprometendo a possibilidade de interpretação antonímica, sendo, posteriormente, transformadas em narrativas multimédia, a fim de poderem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas, em contexto de aprendizagem do 1.º CEB e onde se pretende que o texto visual nunca duplique a hipótese de antonímia. Socorremo­-nos de aplicações de Realidade Aumentada para a construção das narrativas multimédia e de aplicações específicas a disponibilizar, em breve, na Google PlayStore.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978­989­96117­5­7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15164
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Portuguêspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://appform.pt/13ENAPP/enapp2019_atas.pdf
dc.subjectAntonímiapt_PT
dc.subjectNarrativas bimodais e narrativas multimédiapt_PT
dc.subjectEnsino da línguapt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.titleOrganização do léxico e visão do(s) mundo(s): uma proposta multimédia de abordagem das relações lexicais no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPage28pt_PT
oaire.citation.title13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (ENAPP). Percursos da Interdisciplinaridade em Português: dos Projetos às Práticaspt_PT
person.familyNameBaptista
person.familyNameAzevedo
person.givenNameAdriana
person.givenNameJoão
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
person.identifier.orcid0000-0003-0070-6954
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublicationec5f0c5f-7447-406d-86f8-6a973a6afbef
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryec5f0c5f-7447-406d-86f8-6a973a6afbef

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RES_AdrianaBaptista_2019_4.pdf
Size:
3.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: