Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio de Mariana Areias de Almeida Loureiro Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Mariana Portugal_2021.pdf858.24 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento foi redigido para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, explanando o percurso formativo, no âmbito da Prática de Educativa Supervisionada, nos dois níveis de educativos. O relatório de estágio apresenta informação preambulando conhecimentos científicos, pedagógico-didáticos, bem como reflete sobre a importância do perfil duplo. Realça-se também a premissa de um Docente que reflete, indaga e investiga em prol das crianças articulando deste modo o conhecimento teórico com a sua prática. É de enaltecer que a prática incidiu na Metodologia de Trabalho de Projeto na Educação Pré-Escolar, que impulsionou questões que reforçavam o espírito natural curioso da criança, eclodindo metodologias inovadoras e potencializadoras de aprendizagens significativas. Contudo, no 1.º Ciclo do Ensino Básico o estágio ficou marcado pelo ensino a distância, onde se fizeram sentir mudanças no ensino nunca anteriormente vivenciadas. É de evidenciar, que a criança esteve sempre no âmago de todas as práticas. Salientase a importância do trabalho colaborativo e cooperativo entre todos os agentes educativos, a família e as crianças, que é gerador de novas aprendizagens pela partilha de ideias, ideais e de saberes que ajudaram a construir capacidades profissionais e pessoais. Deste modo, a partir da Metodologia de Investigação-Ação a futura docente pode continuamente melhorar a sua práxis, pois adotava uma postura reflexiva, indagadora, crítica e investigadora, permitindo um crescimento profissional.
This document was written to obtain the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, thus this explores the formative journey, within the Supervised Educational Practice, in both levels of education. The internship report presents information preambulating scientific and pedagogical-didactic knowledge, as well as reflecting on the importance of the dual profile. It also highlights the premise of a teacher who reflects, inquires, and investigates on behalf of the children, thus articulating theoretical knowledge with practice. It is worth mentioning that the practice focused on the Project Work Methodology in Pre-School Education, which drove questions that reinforced the child's natural curious spirit, resulting in innovative methodologies and potential for significant learning. However, in the 1st cycle of basic education, the internship was marked by distance learning, where changes in teaching never experienced before were felt. It should be noted that the child was always at the center of all practices. We emphasize the importance of collaborative and cooperative work between all the educational agents, the family and the children, which generates new learning through the sharing of ideas, ideals and knowledge that helped to build professional and personal skills. Thus, from the Action-Research Methodology the future teacher can continuously improve her praxis, since she adopted a reflective, inquiring, critical and investigative posture, allowing for professional growth.

Description

Keywords

Metodologia investigação-ação Criança Docente reflexivo Action-research methodology Child Reflective teacher

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License