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Traçado e dimensionamento automático de redes aeráulicas a partir da metodologia Bim e Revit

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Abstract(s)

No contexto da conceção de edifícios, a subespecialidade de aquecimento, ventilação e ar condicionado é impactada pela aplicação gradual do Building Information Modelling, visto que permite a modelação e execução de redes aeráulicas em articulação integrada com as demais especialidades que o edifício é dotado, através da utilização de um software, Revit. No caso particular dos sistemas aeráulicos, a funcionalidade de traçado e dimensionamento automático do Revit apresenta algumas limitações, exigindo, assim, desenvolvimentos adicionais que incrementem a fiabilidade dos resultados. Na presente dissertação apresenta-se a implementação de soluções de melhoria daquela funcionalidade. Para tal, desenvolveu-se uma ferramenta com a capacidade de reproduzir limites geométricos entre um equipamento mecânico de fluxo de ar e equipamentos de difusão de ar selecionados pelo utilizador e, por sua vez, criar traçados automáticos e efetuar o dimensionamento, integrando vários parâmetros, como caudal e perdas de carga. De seguida, analisa-se diferentes casos de estudo, o que permitiu comparar várias soluções de traçado, avaliando o impacto das escolhas geométricas e, procedendo ao cálculo da perda de carga linear e localizada, identifica-se os caminhos críticos. Também se discute as limitações da ferramenta de cálculo, nomeadamente incompatibilidades e ausência do acesso a bases de dados. Relativamente aos trabalhos futuros, destacam-se a correção das debilidades que limitam a funcionalidade de traçado e dimensionamento automático, a expansão a cenários de traçado mais complexos, bem como a compatibilização com as demais especialidades.
In the context of building design, the specialty of heating, ventilation and air conditioning is impacted by the gradual application of Building Information Modelling, as it enables the modelling and execution of air network in integrated coordination with the other specialties of the building, from the use of the Revit software. Particularly in air systems, the functionality of the automatic routing and sizing has some limitations. Therefore, it requires further development to improve the results reliability. The current dissertation presents the implementation of improved solutions for this function. For this, a program has been developed with the capacity to reproduce geometric boundaries of the mechanical airflow equipment and the air terminals selected by the user. It is therefore capable of making automatic routing and sizing that includes parameters, like airflow, friction and localized loss. Also, it analyses different case studies that allow comparisons of routing solutions and evaluates the impact of geometric choices. Based on the calculations of friction and localized losses, it also identifies the critical paths. Furthermore, it discusses the program´s limitations, principally incompatibilities and the lack of access to the database. In relation to future work, emphasis will be placed on refining the automatic routing and sizing functionalities and on developing more complex routing, considering compatibility with other specialties.

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BIM Air network Sizing Digitalization Revit MEP Redes aeráulicas Dimensionamento Digitalização

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