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A imagem do destino turístico Porto

dc.contributor.advisorCardoso, Lucília
dc.contributor.authorDomingos, Laís Santana
dc.date.accessioned2018-01-31T13:49:42Z
dc.date.available2018-01-31T13:49:42Z
dc.date.issued2017-11-22
dc.descriptionVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)pt_PT
dc.description.abstractHá várias décadas que a imagem do destino turístico tem sido alvo de estudo e continua ainda hoje a ter um papel preponderante na literatura de destinos turísticos. Entender o que os turistas têm na mente acerca do destino turístico é o sonho de qualquer destino porque permite corrigir, melhorar ou posicionar a imagem destino de forma eficiente. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo medir a imagem cognitiva, afetiva, global e top of mind dos turistas e potenciais turistas asiáticos do destino turístico Porto, e, para o efeito, formulam-se as seguintes hipóteses: a imagem cognitiva do destino turístico Porto é positiva; a imagem afetiva do destino turístico Porto é positiva; e a imagem global do destino turístico Porto e positiva. De forma a se atingir o objetivo definido, efetuou-se uma revisão de literatura acerca da imagem do destino turístico para clarificar o estádio da arte e decidir a metodologia de investigação. Através do inquérito por questionário, obteve-se uma amostra de 160 participantes, onde se recorreu à estatística descritiva para a análise dos dados. Os resultados da investigação, permitem confirmar que as três hipóteses propostas são positivas e que os turistas e potenciais turistas asiáticos têm como imagens top of mind: o Vinho do Porto, a Ponte Luís I e Food.pt_PT
dc.description.abstractFor several decades the tourism destination image has been studied and it continues to play a prominent role in the literature of tourist destinations. Understanding what tourists have in mind about the destination is the dream of any destination since it allows you to correct, improve or position the destination image efficiently. This dissertation aims to measure the cognitive, affective, global and top of mind image of the Asian tourists and potential Asian tourists of Porto tourism destination, and, for this purpose, the following hypotheses are formulated: the cognitive image of the tourism destination Porto is positive; the affective image of the tourism destination Porto is positive; and the overall image of the tourism destination Porto and positive. In order to reach the defined objective, an extensive literature review was carried out on the tourism destination image to clarify the state of the art and decide the research methodology. Through the questionnaire survey, a sample of 160 participants was obtained, where descriptive statistics were used to analyze the data. The research results confirm that the three hypotheses proposed are positive and that Asian tourists and potential Asian tourists have top of mind images: Port Wine, Luis I Bridge and Food.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.other201836572
dc.identifier.tid201836572
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10934
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectImagem cognitivapt_PT
dc.subjectImagem aetivapt_PT
dc.subjectImagem globalpt_PT
dc.subjectTop fo mindpt_PT
dc.subjectCognitive imagept_PT
dc.subjectGlobal imagept_PT
dc.subjectAffective imagept_PT
dc.subjectTop of mindpt_PT
dc.titleA imagem do destino turístico Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão do Turismo

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