Repository logo
 
Publication

Integração de Plataformas VISIR para Maximizar o Número de Experimentos Remotos Disponíveis

dc.contributor.authorMafra, Paulo Manoel
dc.contributor.authorPereira, Josiel
dc.contributor.authorAlves, João Bosco da Mota
dc.contributor.authorBilessimo, Simone Meister Sommer
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.date.accessioned2021-03-10T15:16:44Z
dc.date.available2021-03-10T15:16:44Z
dc.date.issued2019-08
dc.description.abstractO uso de laboratórios para a prática de eletrônica nem sempre é uma realidade nas instituições de ensino, seja por falta de componentes eletrônicos, técnicos de laboratório ou laboratórios apropriados. Com o intuito de resolver esse problema, foi desenvolvido no instituto BTH na Suécia, em 1999, o laboratório remoto para eletrônica chamado VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality). Esse laboratório é semelhante a um laboratório presencial, onde os alunos acessam e desenvolvem sistemas eletrônicos através de um computador, tablet ou smartphone. A plataforma VISIR disponibiliza um osciloscópio, gerador de funções, fonte digital e multímetros além de componentes eletrônicos para o desenvolvimento das práticas. Embora muito poderosa, a plataforma possui algumas limitações como o número reduzido de componentes eletrônicos que podem ficar disponíveis em uma plataforma VISIR. Entretanto, quando contornadas, permitem que diversos usuários possam acessar um grande número de práticas eletrônicas. Neste artigo, descrevemos uma maneira de reduzir tais limitações, integrando os experimentos remotos disponibilizados nas várias plataformas VISIR instaladas pelo mundo. A partir dessa integração, é possível que um usuário escolha os componentes desejados ou a prática desejada e seja redirecionado para acessar a plataforma VISIR que possui os componentes eletrônicos necessários e ainda evitar que experimentos semelhantes sejam configurados em mais de uma plataforma VISIR.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1984-4751
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17391
dc.language.isoporpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://tecedu.pro.br/ano11-numero-vol29-edicao-tematica-x/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectVISIRpt_PT
dc.subjectLaboratórios remotospt_PT
dc.subjectEducação de ciênciaspt_PT
dc.subjectExperimentos eletrônicospt_PT
dc.subjectAprendizado aprimorado pela tecnologiapt_PT
dc.titleIntegração de Plataformas VISIR para Maximizar o Número de Experimentos Remotos Disponíveispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMinas Gerais, Brasilpt_PT
oaire.citation.titleRevista Tecnologias na Educaçãopt_PT
oaire.citation.volumeAno 11 – Número/vol.29pt_PT
person.familyNameAlves
person.givenNameGustavo
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id7006053908
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_CIETI_GCA_2019.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format