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Estudo de um sistema de armazenamento de hidrogénio para veículos

datacite.subject.fosEnergiapt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Leonardo José da Silva
dc.contributor.authorSantos, Tiago Daniel Tavares dos
dc.date.accessioned2019-07-03T14:20:47Z
dc.date.available2019-11-15T01:30:41Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste trabalho aborda o estudo de um sistema de armazenamento de hidrogénio para veículos, cujo principal objetivo é apurar a viabilidade do conceito de macro esferas, patenteado por Stenmark. Como tal, é criado um método de cálculo que permita avaliar este sistema nos seguintes parâmetros: diâmetro de esfera, energia por unidade de massa, energia por unidade de volume, custo dos materiais, fator de empacotamento e segurança. A revisão bibliográfica apresenta: o panorama político no que toca a sustentabilidade no transporte; considerações gerais sobre o hidrogénio, incluindo segurança e permeação; utilização de hidrogénio como combustível; métodos de armazenamento de hidrogénio, incluindo o conceito de macro esferas; empacotamento de esferas. Após a obtenção dos resultados é possível afirmar que esferas constituídas por invólucros de fibra de carbono possuem as melhores caraterísticas, de entre todos os materiais estudados. Um sistema com esferas constituídas por fibra de carbono, quando comparado com sistemas de estado de arte, possui as seguintes caraterísticas: valores de energia por unidade de massa de 4,79 a 7,22 kWh∙kg-1 (151% a 278% superiores); massa total do sistema de 12,54 a 18,37 kg (77% a 87% inferior); energia por unidade de volume de 0,60 a 0,87 kWh∙L-1 (36% a 56% inferior) e massa de hidrogénio armazenada de 3,21 a 2,22 kg (36% a 56% inferior); custo do sistema de 690 a 1210 € (47% a 58% inferior) e autonomia do veículo de 292 a 422 Km (23% a 47% inferior).pt_PT
dc.description.abstractThis work studies the viability of the macro sphere concept, patented by Stenmark, as a hydrogen storage system for vehicles. To that end, a method of calculation is created, allowing the appraisal of this system in the following parameters: sphere diameter, gravimetric and volumetric energy density, material cost, packing factor and safety. The bibliographical review presents: political landscape and sustainability in the transport sector; general characteristics of hydrogen, including safety and permeation; hydrogen as a fuel source; hydrogen storage methods; packing factor. After obtaining the results, it can be stated that spheres made of carbon fiber have the best characteristics of all the studied materials. A system with spheres made of carbon fiber compares with the state-of-the-art systems as follows: 151% to 278% higher values of gravimetric energy density (4,79 to 7,22 kWh∙kg-1); 77% to 87% lower system mass (12,54 to 18,37 kg); 36% to 56% lower volumetric energy density and stored hydrogen mass (0,60 to 0,87 kWh∙L-1; 3,21 to 2,22 kg, respectively) ; 47% to 58% lower system cost (690 to 1210 €) and 23% to 47% lower range (292 to 422 km).pt_PT
dc.identifier.tid202167100pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14233
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArmazenamento de hidrogéniopt_PT
dc.subjectEmpacotamento de esferaspt_PT
dc.subjectMacro esferaspt_PT
dc.subjectPermeação de hidrogéniopt_PT
dc.subjectHydrogen storagept_PT
dc.subjectSphere packingpt_PT
dc.subjectMacro spherespt_PT
dc.subjectHydrogen permeationpt_PT
dc.titleEstudo de um sistema de armazenamento de hidrogénio para veículospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT

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