| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 974.17 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
It is a common practice among saxophonists to transcribe songs. The lyrics, an essential element of a song, are not included in songs transcriptions for saxophone and consequently a substantial layer of the composition is lost.
This dissertation addresses the problem of song transcriptions by saxophonists and provides strategies for improving music performance through linguistics. In detail, the aim of this research is to study the three following topics: (i) the influence of vowels in shaping the saxophone timbre, (ii) the influence of consonants on the articulation and (iii) the impact of linguistic stress to agogic and musical phrasing.
I have developed an experiment, applying a convenience sample procedure to measure the relation and influence of linguistic to musical features. A group of highly trained saxophonists participated in the research experiment to evaluate how linguistics improves musical performance.
The results of the experiment demonstrate that vowels and consonants provide a deeper conscience and ability to apply a larger variety of timbre and articulation, in particular in the context of song transcriptions. Furthermore, the results show that the analysis of linguistic stress improves the quality of the musical phrasing of songsā transcriptions.
Saxofonistas habitualmente transcrevem repertório para voz. As letras, um elemento essencial de uma canção, nĆ£o sĆ£o incluĆdo nas transcriƧƵes para saxofone e consequentemente uma parte substancial da composição perde-se. Esta dissertação debruƧa-se sobre o problema da transcrição de canƧƵes por saxofonistas e providencia estratĆ©gias para aperfeiƧoar a interpretação musical atravĆ©s da linguĆstica. Em detalhe, o objectivo desta investigação Ć© estudar os seguintes trĆŖs tópicos: (i) a influĆŖncia das vogais no timbre do saxofone, (ii) a influĆŖncia das consoantes na articulação e (iii) o impacto dos acentos linguĆsticos na agógica e no fraseado musical. Foi desenvolvida uma experiĆŖncia, que aplica um estudo por amostragem para medir a relação e influĆŖncia de elementos linguĆsticos em elementos musicais. Um grupo de saxofonistas profissionais avaliaram as implicaƧƵes da aplicação dos elementos linguĆsticos na performance musical. Os resultados da experiĆŖncia demonstram que as vogais e consonantes oferecem uma maior consciĆŖncia e palete de timbres e articulaƧƵes, em particular na interpretação de transcriƧƵes de canƧƵes. Os resultados tambĆ©m revelam que a anĆ”lise dos acentos linguĆsticos melhoram a qualidade do fraseado musical de transcriƧƵes de canƧƵes.
Saxofonistas habitualmente transcrevem repertório para voz. As letras, um elemento essencial de uma canção, nĆ£o sĆ£o incluĆdo nas transcriƧƵes para saxofone e consequentemente uma parte substancial da composição perde-se. Esta dissertação debruƧa-se sobre o problema da transcrição de canƧƵes por saxofonistas e providencia estratĆ©gias para aperfeiƧoar a interpretação musical atravĆ©s da linguĆstica. Em detalhe, o objectivo desta investigação Ć© estudar os seguintes trĆŖs tópicos: (i) a influĆŖncia das vogais no timbre do saxofone, (ii) a influĆŖncia das consoantes na articulação e (iii) o impacto dos acentos linguĆsticos na agógica e no fraseado musical. Foi desenvolvida uma experiĆŖncia, que aplica um estudo por amostragem para medir a relação e influĆŖncia de elementos linguĆsticos em elementos musicais. Um grupo de saxofonistas profissionais avaliaram as implicaƧƵes da aplicação dos elementos linguĆsticos na performance musical. Os resultados da experiĆŖncia demonstram que as vogais e consonantes oferecem uma maior consciĆŖncia e palete de timbres e articulaƧƵes, em particular na interpretação de transcriƧƵes de canƧƵes. Os resultados tambĆ©m revelam que a anĆ”lise dos acentos linguĆsticos melhoram a qualidade do fraseado musical de transcriƧƵes de canƧƵes.
Description
Keywords
Saxophone Song Transcription Musical interpretation Linguistics Saxofone Canção Transcrição Interpretação musical LinguĆstica
