Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Inês Silva Correia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Cândida da Mota
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorFérias, Ana Rita
dc.contributor.authorCorreia, Inês Silva
dc.date.accessioned2023-11-15T14:20:27Z
dc.date.available2023-11-15T14:20:27Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2323
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio é fruto da experiência vivenciada ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principal objetivo a análise e reflexão das aprendizagens desenvolvidas, que contribuíram para a construção pessoal, social e profissional da formanda. Neste sentido, evidencia-se uma produção reflexiva e fundamentada, influenciada pela metodologia de Investigação-Ação que é caracterizada pelas suas etapas cíclicas - observação, planificação, ação, reflexão e avaliação -, que proporcionou a aquisição e mobilização de saberes, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura reflexiva, indagadora e colaborativa, de forma a promover práticas significativas e contextualizadas. Através das vivências, reflexões e dos saberes profissionais construídos numa visão crítica e fundamentada acerca das duas valências, ao longo da PES, a criança foi compreendida como construtora do seu próprio conhecimento, de forma a promover o desenvolvimento holístico da mesma. Nesta linha, sob a perspetiva socioconstrutivista foram desenvolvidos projetos de intervenção, baseados na MTP, valorizou-se a promoção da autonomia e cooperação, bem como o envolvimento das famílias e da comunidade educativa, que assumiram um papel basilar neste processo. Assim, é salientado o trabalho colaborativo entre todos os agentes educativos como potenciador da co construção de saberes, proporcionando a melhoria da ação docente. Por fim, as experiências vivenciadas impulsionaram a construção de práticas baseadas na articulação constante entre a teoria e a prática. Este processo demonstrou-se crucial para o desenvolvimento de um conhecimento aprofundado sobre a docência e a edificação de um perfil duplo.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report is the result of the experience gained throughout the Supervised Educational Practice (SEP) in the contexts of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education, with the main objective of analyzing and reflecting on the learning experiences that have contributed to the personal, social, and professional development of the master’s student. In this regard, it highlights a reflective and well-founded production, influenced by the Action Research methodology, which is characterized by its cyclical stages - observation, planning, action, reflection, and evaluation -, that facilitated the acquisition and mobilization of knowledge, contributing to the development of a reflective, inquisitive, and collaborative attitude in order to promote meaningful and contextualized practices. Through the experiences, reflections, and professional knowledge built from a critical and well-founded perspective on both areas, during the SEP, the child was understood as the constructor of their own knowledge, promoting their holistic development. In this approach, the child-centered focus enabled the development of the Project Work Methodology, emphasizing the promotion of autonomy and cooperation, as well as the involvement of families and the educational community, who played a fundamental role in this process. Thus, collaborative work among all educational stakeholders is highlighted as a catalyst for co-constructing knowledge, as it facilitated the development of personal, social, and professional skills for the future teacher. Lastly, the experiences encountered propelled the construction of practices based on the constant articulation between theory and practice, supported by a collaborative, reflective, and investigative process. This process proved to be crucial for the development of a deep understanding of dual-profile teaching.pt_PT
dc.identifier.tid203394364
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23911
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectInvestigation-actionpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Inês Silva Correiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Inês Correia_2023.pdf
Size:
2.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: