Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Um ensaio do futuro

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_SusanaGonçalves_2019.pdf4.24 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, além de permitir a habilitação para a docência nas áreas referidas, procura espelhar a ação e reflexão, sobre a mesma, ao longo do último ano de mestrado, bem como evidenciar os pressupostos teóricos e legais que sustentaram essa ação. De modo a caminhar numa prática construtiva e significativa, o estudo de caso evidenciou-se como a base do trabalho investigativo, realizado pela mestranda, sendo imprescindível desenvolver um processo de ensino e aprendizagem contextualizado de acordo com as necessidades e interesses dos alunos. Salienta-se, ainda, que o ciclo de supervisão, bem como a cooperação existente entre todos os intervenientes neste processo, contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mestranda, tornando-a mais crítica em relação às suas opções. Os constantes momentos de reflexão, proporcionaram a aquisição de novos conhecimentos que complementaram a sua ação, quanto à implementação de regências, à dinamização de atividades e à realização da investigação realizada em contexto, onde a Articulação de Saberes tornou-se o foco do estudo. Assim, a PES, ao permitir o contacto com diferentes contextos e desafios, levou a mestranda a constatar que a ação do professor não é estanque à sala de aula, exigindo que este, dia após dia, cresça tendo em vista os interesses das crianças.
This report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), which is part of the study plan of the Master's Degree in Teaching 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE. This document, besides to enable the teaching in the mentioned areas seeks to mirror the action and reflection on it, over the last year of the master's degree, as well as to highlight the theoretical and legal assumptions that support this action. In order to walk in a constructive and meaningful practice, the case study was evidenced as the basis of the investigative work, carried out by the master, being essential to develop a teaching and learning process contextualized according to Students needs and interests. It is also noteworthy that the supervisory cycle, as well as the cooperation between all the actors involved in this process, contributed to the personal and professional growth of the master, making her more critical in relation to her options. The constant moments of reflection provided the acquisition of new knowledge that complemented its action, regarding the implementation of regency, the dynamization of activities and the realization of the research carried out in context, where the Articulation of Knowledge became the focus of the study. Thus, the STP, by allowing contact with different contexts and challenges, led the master to verify that the action of the teacher is not watertight to the classroom, demanding that day after day it grows in view of the interests of children.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Estudo de caso Reflexão Cooperação Desenvolvimento pessoal e profissional Supervised teaching practice Case study Reflection Cooperation Personal and professional development

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License