Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_TeresaFonseca_2020.pdf49.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio tem como objetivo a reflexão relativamente às aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. No primeiro capítulo será realizada uma breve contextualização do polo de estágio, relativamente às características da comunidade escolar e extraescolar, despoletando uma reflexão sobre a pertinência do projeto de investigação realizado. O segundo capítulo focar-se-á na prática educativa no polo de estágio, procurando explorar a observação, planificação, lecionação e reflexão como um ciclo de práticas para o desenvolvimento profissional. A partir destas práticas, serão abordados desafios encontrados e reflexões realizadas no sentido de renovação das práticas. O projeto de investigação, exposto no terceiro capítulo, procura compreender de que forma é que a disciplina de Formação Musical está a responder aos diferentes objetivos dos alunos relativamente aos percursos após o ensino secundário e questionar a necessidade de uma possível diferenciação da disciplina consoante os diferentes objetivos. A metodologia para recolha de dados foi o inquérito por questionário e por entrevista. Apesar de os participantes referirem que a disciplina de Formação Musical contribuiu para uma resposta positiva aos seus objetivos, apontam, também, algumas falhas, nomeadamente ao nível dos conteúdos lecionados e da articulação entre disciplinas. A maioria dos participantes considera que a Formação Musical deve ser igual para todos os alunos, independentemente dos seus objetivos. Uma parte menos significativa dos participantes sugere a necessidade de diferenciação do ensino consoante os objetivos dos alunos, principalmente ao nível do ensino secundário.
This Report aims to reflect upon the learning experiences during educational internship. In the first chapter there will be a brief contextualization of the school in which the training took place, regarding the characteristics of the school and surrounding community, promoting a reflection about the relevance of the research project. The second chapter will tackle the educational practice in the school in order to explore observation, planning, teaching and reflection as a cycle of practices for professional development. Based on these practices, the challenges encountered and reflections carried out in order to renew the practices will be addressed. The research project, described in the third chapter, will aim to understand the ways in which Music Education is addressing the various goals of students after secondary education and question the necessity for a possible differentiation of the subject according to students’ motivations. The methodology for data collection was a questionnaire and an interview. Although the participants consider that Music Education contributed to a positive response to their goals, they also point out some inadequacies, namely in terms of the content taught and the articulation between subjects. Most participants believe that Music Education should be the same for all students, regardless of their objectives. A less significant part of the participants suggest the need for the differentiation of education according to the students' needs, mainly at the level of secondary education

Description

Keywords

Formação musical Prática de ensino supervisionada Ensino artístico especializado de música Formação de músicos Formação de públicos Music education Pre-service teacher education Music teaching Musicians training Audience development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License