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Implementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagem

dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Gomes da
dc.contributor.authorCosta, João Carlos de Almeida
dc.date.accessioned2021-02-02T14:41:52Z
dc.date.available2023-11-11T01:31:29Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO setor automóvel é dos setores que mais potenciou a automatização, e isto deve-se ao facto de a indústria ser bastante exigente ao nível da competitividade, qualidade e prazos de entrega (pilares da indústria automóvel). Estes três pontos, essenciais ao setor, são fulcrais para que este esteja em constante melhoria continua (através de ferramentas de gestão da produção, como kaizen, lean, 5S, entre outros), de maneira a competir com produtos mais avançados tecnologicamente, mas também mais económicos e com a qualidade requerida. Assim, os construtores deparam-se com desafios constantes que levam à necessidade de inovação permanente. Esta dissertação foi desenvolvida numa das empresas do Grupo Renault (Renault Cacia) e tem como objetivo o estudo, desenvolvimento e aplicação de uma linha automatizada para maquinagem de Cárteres Embraiagem para uma nova caixa de velocidades (JT4). Nesta dissertação, é possível perceber que a redução dos custos é um grande fator para os fabricantes, pelo que o projeto teve de sofrer algumas mudanças para se tornar mais competitivo. Além disso, a ergonomia, e o bem-estar dos trabalhadores, foi outro dos fatores que influenciou este projeto, tendo havido a necessidade de uma restruturação a esse nível. A qualidade foi tida em conta ao longo de projeto, e durante alguns brainstormings, foram pensadas soluções para reduzir ao mínimo os problemas de não qualidade de peças que pudessem surgir. Neste projeto, foram tidas em conta duas soluções, onde a principal diferença entre elas são que uma tem em consideração a movimentação por transportadores (solução 1) e a outra por AGV’s (solução 2). É importante notar que os fatores mais relevantes para a escolha da solução mais vantajosa foram a flexibilidade, a limpeza, o custo, o layout e a carga cognitiva. Assim, através da avaliação destes pontos, a solução escolhida foi a solução 2. Assim, é possível concluir que, apesar de todos os desafios e adversidades, todos os objetivos foram cumpridos.pt_PT
dc.description.abstractThe automotive sector is one of the sectors that most boosted automation, and this is due to the fact that the industry is very demanding in terms of competitiveness, quality and delivery times (pillars of the automotive industry). These three points, which are essential to the sector, are essential for it requiring continuous improvement (through production management tools, such as kaizen, lean, 5S, among others), in order to compete with more technologically advanced products, but also more economical and with the required level of quality. Thus, automotive builders face constant challenges that lead to the need for permanent innovation. This dissertation was developed in one of the Renault Group companies (Renault Cacia) and aims to study, develop and apply an automated line for cárter machining for a new gearbox (JT4). In this dissertation, it is possible to observe that cost reduction is a major factor for manufacturers, so the project had to undergo some changes to become more competitive. In addition, ergonomics and the well-being of workers, were other factors that influenced this project, with the need for restructuring at this level. Quality was taken into account throughout the project, and during some brainstormings, solutions were devised to minimize the problems of non-quality parts that could arise. In this project, two solutions were taken into account, where the main difference between them is that one takes into account the movement by conveyors (solution 1) and the other by AGV’s (solution 2). It is important to note that the most relevant factors for choosing the most advantageous solution were flexibility, cleanliness, cost, layout and cognitive load. Thus, through the evaluation of these points, the solution chosen was solution 2. Thus, it is possible to conclude that, despite all the challenges and adversities, all the objectives of this project were fulfilled.pt_PT
dc.identifier.tid202574750pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16831
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIndústria automóvelpt_PT
dc.subjectAutomatizaçãopt_PT
dc.subjectMaquinagempt_PT
dc.subjectCaixa de velocidadespt_PT
dc.subjectGestão da produçãopt_PT
dc.subjectAutomotive industrypt_PT
dc.subjectAutomationpt_PT
dc.subjectMachiningpt_PT
dc.subjectGearboxpt_PT
dc.subjectProduction managementpt_PT
dc.titleImplementação de uma linha automatizada para maquinação de cárteres de embraiagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica - Gestão Industrialpt_PT

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