Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorSilva, Helena Sofia Moreira
dc.date.accessioned2021-08-03T12:01:08Z
dc.date.available2021-08-03T12:01:08Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso formativo realizado pela mestranda, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, através de uma análise e reflexão acerca do mesmo, explanando a importância do estágio realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e construção de um perfil duplo. A prática pedagógica regeu-se a partir de fundamentos teóricos e legais, imprescindíveis para a formação profissional, em conjunto também com o conhecimento acerca das características do grupo e do contexto educativo, formando assim uma prática sustentada, com significado e intencionalidade. Para tal corroborar, serão apresentadas algumas das atividades dinamizadas em ambos os contextos, sob uma perspetiva analítica e reflexiva, e que reflita a mobilização dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos, que se baseiam numa perspetiva socioconstrutivista, focando a criança como principal agente do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Importa também salientar o contributo da Metodologia de Investigação-Ação, cujo enfoque se situa nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, procurando a melhoria da ação educativa através de um olhar crítico e reflexivo. O trabalho colaborativo e as relações estabelecidas com todos os intervenientes do processo educativo, através da partilha de saberes, ajudaram a traçar este percurso formativo, contribuindo também para a construção da identidade profissional enquanto futura docente de perfil duplo.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this report is to reflect the formative path taken by the master's student, within the Supervised Educational Practice, through an analysis and reflection on it, explaining the importance of the internship carried out in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education for her personal and professional development,and the construction of the dual teaching profile. The pedagogical practice was guided by theoretical and legal foundations, essential for professional training, together with knowledge about the characteristics of the group and the educational context, thus forming a sustained practice, with meaning and intentionality. To corroborate this, some of the activities promoted in both contexts will be presented, under an analytical and reflective perspective, reflecting the mobilization of pedagogical, didactic, and scientific knowledge, which are based on a socio-constructivist perspective, focusing on the child as the main agent of their development and learning process. lt is also important to highlight the contribution of the Research-Action Methodology, which focuses on the processes of observation, planning, action, reflection, and evaluation, seeking to improve educational action through a criticai and reflective look. The collaborative work and the relationships established with ali those involved in the educational process, through the sharing of knowledge, helped to trace this formative path, also contributing to the construction of a professional identity as a future teacher with a dualprofile.pt_PT
dc.identifier.tid202776131
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18239
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectSocioconstructivismpt_PT
dc.subjectMethodologypt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_HelenaSilva_2021.pdf
Size:
18.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format