Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Causas de incêndios florestais em Portugal continental. Análise estatística da investigação efetuada no último quindénio (1996 a 2010)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ART_LucianoLourenco_2012_DMA.pdfART_AMC_20121.26 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Ao longo dos últimos anos, Portugal não tem conseguido travar os incêndios florestais, tanto no que diz respeito número de ocorrências como no que se refere à dimensão das áreas ardidas, sobretudo durante o período estival, quando dominam temperaturas elevadas e a dessecação dos combustíveis gera um ambiente propício à propagação dos incêndios, cuja ignição, em mais de 90% dos casos, tem origem em atos humanos, negligentes e intencionais. Com o objetivo de melhor compreender a origem destes incêndios florestais, o presente estudo visa analisar as causas responsáveis pela ignição dos incêndios florestais em Portugal e acompanhar o modo como elas foram evoluindo, quer ao longo do tempo, quer em termos da sua distribuição espacial, no período compreendido entre 1996 e 2010.

Description

Keywords

Incêndios florestais Ocorrências Causalidade Área ardida

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Departamento de Geografia - Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

CC License

Altmetrics