Repository logo
 
Publication

Perspetiva e afeto: o papel da cinematografia na relação empática entre o adulto-espetador e a criança-personagem

dc.contributor.advisorPinheiro, José Alberto
dc.contributor.advisorMorais, António
dc.contributor.authorSantos, Sara Daniela Carvalho Novais dos
dc.date.accessioned2019-01-22T18:36:03Z
dc.date.available2019-01-22T18:36:03Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.descriptionDissertação de Mestrado
dc.description.abstractEste ensaio foca-se na utilização da perspetiva e do close-up na produção de empatia entre o espetador e o personagem. No âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, os contextos e os objetivos de diversas técnicas de direção de fotografia na construção da voz do personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. O desenvolvimento teórico tem duas vertentes que se interligam: aprofundar o conceito de perspetiva, tendo como base os métodos usados no filme Les quatre cents coups (Truffaut, 1959), para revelar de que forma este elemento cinematográfico aproxima o adulto-espetador do universo da criança retratada; e analisar o efeito de “identificação emocional” que o close-up proporciona recorrendo à leitura de expressões faciais (Ekmann, 2003) no documentário Être et Avoir (Philibert, 2002). Este trabalho termina com a descrição e análise da metodologia utilizada no processo de direção de fotografia do documentário Lar Doce Escola.pt_PT
dc.description.abstractThe focus of this thesis is the use of perspective and close-up to obtain empathy between spectator and character. Within the framework of a documentary cinema project with a perspective on homeschooling, we intend to analyze the occurrence, the context, and the objective of several photography techniques in constructing the character’s voice and how these techniques are capable of drawing individuality in a children’s collective. The theoretical development has two sides that are related to each other: to further study the concept of perspective - based on the methods used in the film Les quatre cents coups (Truffaut, 1959) - to reveal the way the cinematographic element brings the adult-spectator closer to the universe of the portrayed child; and to analyze the effect of “emotional identification” provided by the close-up using the reading of facial expressions (Ekman, 2003) in the documentary Être et Avoir (Philibert, 2002). We end this project with an analysis of the methodology used in the cinematography of the documentary Home Sweet School.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202151611
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12700
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Media Artes e Designpt_PT
dc.subjectPerspetivapt_PT
dc.subjectClose-uppt_PT
dc.subjectImagem-afetopt_PT
dc.subjectPersonagem infantilpt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectPerspectivept_PT
dc.subjectClose-uppt_PT
dc.subjectAffection-imagept_PT
dc.subjectChild characterpt_PT
dc.subjectEmpathypt_PT
dc.titlePerspetiva e afeto: o papel da cinematografia na relação empática entre o adulto-espetador e a criança-personagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantor3331
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Audiovisual - Fotografia e Cinema Documental

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SaraSantos_2018.pdf
Size:
5.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: