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O Porto de Jano. Uma cidade de duas caras, o Porto entre Liberais e Miguelistas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva Veludo | |
dc.contributor.author | Luz, João Paulo de Jesus Martins | |
dc.date.accessioned | 2020-01-20T14:15:00Z | |
dc.date.available | 2020-01-20T14:15:00Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | Porto, uma cidade Liberal? Quantos de nós já ouvimos esta expressão? Uma expressão fundada em mitos, conceções de uma historiografia cristalizada no tempo ou uma realidade? Nesta dissertação pretendemos levantar, analisar e verificar quem foram as personalidades, mais ou menos conhecidas que assumiram, de formas mais ou menos coerentes as suas posições pró-Absolutistas ou pró- Liberais na cidade do Porto entre 1818 e 1833. Este intervalo temporal refere-se à formação do Sinédrio e até ao fim do Cerco do Porto, finalizado em agosto de 1833, após o que o teatro de operações da Guerra Civil passa para o Sul de Portugal. Não focaremos apenas os seus líderes, mas também quem participou ativamente neste período conturbado da História da Cidade do Porto, configurando um Património e Memória que consubstancia de forma material e imaterial como igualmente tentaremos demonstrar. Ao longo da nossa investigação, tornou-se evidente que a nossa proposta de problemática desta dissertação teria razão de ser dada a riqueza dos dados, muitos deles que cremos inéditos e que nos motivou a ir o mais fundo possível nas questões que nos propusemos responder, anda que dentro das limitações de uma dissertação de mestrado. O que aqui fica será o ponto de partida para mais estudos, sejam em sede de produção científica, seja em futuros estudos pós-graduados. Esta dissertação assenta, como referido acima, com a formação do Sinédrio em 1818, relembra a Belfastada e as execuções de 7 de maio de 1829, terminando com o levantamento do Cerco do Porto em agosto de 1833. Num espaço de 15 anos iremos apresentar diferentes, diversas e variadas personalidades que se mantiveram fiéis à sua ideologia ou mudaram consoante as suas necessidades, conveniência ou carácter, para o que criamos o termo Situacionista, dado que reflete um posicionamento pessoal, mas que por vezes teve impactos nos que os rodeavam. Para tal foram levantadas questões estruturais e lacunares: Quem são estes apoiantes? Se sempre apoiaram o mesmo ideário político? De que maneira o apoiaram e como agiram? Que consequências trouxe este período da nossa História para estes homens? Com este estudo foi-nos possível estabelecer uma série de objetivos que nos propusemos atingir, não na intenção de desmitificar um Porto Liberal, mas que tinha uma diversidade política complexa em que as correntes ideológicas, tanto inspiradas no Romantismo Liberal, no conservadorismo político, social ou económico que poderia não alinhar em ideologias, no Miguelismo absoluto ou na fluidez das circunstâncias. A cidade do Porto não poderia ficar de fora ou alheia à situação nacional, tanto pela sua importância estratégica a todos os níveis, como pelo que, pese a diversidade política, sempre foi uma cidade que era e é ciosa das suas liberdades. Estas liberdades enquanto cidade e coletivo humano, não têm que necessariamente alinhar com diretivas ou imposições de agendas políticas. Poderíamos vi ter Portuenses Liberais ou Miguelistas, porque os houveram e os documentos assim o provam, mas tal não se confronta com o sentido de liberdade de comércio, de decisão, e todo o mais que caracterizava a Cidade do Porto desde há muito. De notar que em 2020 se iniciam múltiplas iniciativas que evocam o Bicentenário da Revolução (ou pronunciamento militar?) de 24 de Agosto de 1820, e que se estende em termos de propostas de estudos na História e no Património até ao início da Regeneração. Mas refira-se que este período foi multiplamente relembrado na Monarquia Constitucional e ainda na I República, esmorecendo na historiografia do Estado Novo. A História por vezes não se compadece com os vencidos e foi construída toda uma historiografia quase panegírica do lado Liberal, relegando o ideário Miguelista para um campo demonizado, ideologicamente fechado e no lado errado da História. Dentro desta reflexão, não tomando partidos, obrigação difícil, mas máxima do historiador ou do que para lá caminha, tentamos que esta dissertação tomasse este caminho. Trazer à luz os dois lados, pois o situacionismo apenas serve de ponte para os que para tal lhe convinha, como ainda hoje. Atrevemo-nos a dizer que nem todos os Liberais se pautavam pelas mesmas linhas ideológicas, bastando referir os que não se reviam no Duque de Bragança e o Miguelistas, em que muitos, apesar do seu conservadorismo, não aprovavam os métodos e comportamentos do regime do filho mais novo de Dona Carlota Joaquina. A temática abordada nesta dissertação foi fruto de dúvidas que levaram a questões e daí à problemática. Um pouco metaforicamente utilizamos a figura de Jano, o deus romano de duas caras. Estas duas caras simbolizam, neste contexto uma cidade do Porto que talvez não fosse tão Liberal quanto a historiografia do século XIX e XX nos queira transmitir. Qual a real dimensão do partido Liberal na cidade e qual a influência dos valores conservadores e Absolutistas nas várias camadas sociais, desde as elites ao povo das ruas? Se existiu uma guerra, foi necessário existir dois lados, portanto, quem são estes? Quem são os “atores” deste episódio da História de Portugal? | pt_PT |
dc.description.abstract | Porto, a Liberal city? How many of us have heard this expression? An expression founded on myths, conceptions of a crystallized historiography in time or reality? In this dissertation we intend to survey, analyze and verify who were the more or less known personalities who assumed, in more or less coherent ways, their pro-Absolutist or pro-Liberal positions in the city of Porto between 1818 and 1833. This time interval refers to the formation of the Sanhedrin and until the end of the Siege of Porto, completed in August 1833, after which the theater of operations of the Civil War moved to southern Portugal. We will not only focus on its leaders, but also on those who actively participated in this troubled period in the history of Porto City, configuring a Heritage and Memory that materializes in a material and immaterial way as we will also try to demonstrate. Throughout our investigation, it became evident that our proposal for problematics of this dissertation would have to be given the richness of the data, many of which we believe unpublished and that motivated us to go as deep as possible on the questions we set out to answer, walks that within the limitations of a master’s dissertation. What remains here will be the starting point for further studies, whether in the field of scientific production or in future postgraduate studies. This dissertation is based, as mentioned above, on the formation of the Sanhedrin in 1818, reminiscent of the Belfastada and the executions of May 7, 1829, ending with the lifting of the Siege of Porto in August 1833. In a space of 15 years we will present different, diverse and varied personalities who have remained true to their ideology or changed according to their needs, convenience or character, to what we created the term Situationist, as it reflects a personal positioning, but sometimes had impacts on those around them. To this end, structural and lacunar questions were raised: Who are these supporters? If they always supported the same political ideas? How did they support and how did they act? What consequences has this period of our history brought to these men? With this study we were able to set a series of goals that we set out to achieve, not with the intention of demystifying a Liberal Porto, but which had a complex political diversity in which the ideological currents, both inspired by Liberal Romanticism, political, social conservatism or economic that might not align with ideologies, absolute Miguelismo or the fluidity of circumstances. The city of Porto could not be left out or oblivious to the national situation, both for its strategic importance at all levels, and for what, despite political diversity, has always been a city that was and is a jealous of its freedoms. These freedoms as a city and human collective do not necessarily have Liberal or Miguelistas in Porto, because they existed and the documents prove it, but this does not confront with the sense of freedom of commerce, of decision, and everything else that has characterized Porto for a long time. It should be viii noted that in 2020 multiple initiatives begin that evoke the Bicentennial of the Revolution (or military pronouncement?) Of 24 August 1820, and which extends in terms of study proposals in history and heritage until the beginning of Regeneration. But it should be noted that this period was multiple remembered in the Constitutional Monarchy and still in the First Republic, fading in the historiography of the Estado Novo. History sometimes does not sympathize with the vanquished and a whole almost panegyric historiography of the Liberal side was constructed, relegating the Miguelista idea to a demonized ideologically closed field on the wrong side of History. Within this reflection, not taking sides, difficult, but the historian’s most difficult obligation, or the ones who goes there, we try to make this dissertation take this path. Bringing both sides to light, for Situationism only serves as a bridge to those o suited it, as it is today. We dare to say that not all Liberals were guided by the same ideological lines, suffice to mention those who did not review themselves in the Duke of Bragança and the Miguelistas, in which many, despite their own conservatism, did not approve the methods and behaviors of the regime of the youngest son of Lady Carlota Joaquina. The theme addressed in this dissertation was the result of doubts that led to questions and hence to the problematic. A little metaphorically we use the figure of Janus, the two-faced Roman god. These two faces symbolize, in this context, a Porto that might not be as Liberal as the historiography of the nineteenth and twentieth centuries wants to convey to us. What is the real dimension of the Liberal party in the city and what is the influence of conservative and absolutist values on the various social strata, from the elites to the street people? If there was a war, there had to be two sides, so who are these? Who are the ”actors” of this episode pf the History of Portugal? | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202454550 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15326 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Porto | pt_PT |
dc.subject | Guerra Civil | pt_PT |
dc.subject | Absolutismo | pt_PT |
dc.subject | Liberalismo | pt_PT |
dc.subject | Oporto | pt_PT |
dc.subject | Civil War | pt_PT |
dc.subject | Absolutism | pt_PT |
dc.subject | Liberalism | pt_PT |
dc.title | O Porto de Jano. Uma cidade de duas caras, o Porto entre Liberais e Miguelistas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural | pt_PT |