Repository logo
 
Publication

O papel da digitalização nos serviços público brasileiro - o caso da IFMT

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorPatrício, Manuela Maria Ribeiro da Silva
dc.contributor.authorAtala Junior, Ali Veggi
dc.date.accessioned2025-01-15T09:08:19Z
dc.date.available2025-01-15T09:08:19Z
dc.date.issued2024-12-04
dc.description.abstractA digitalização dos serviços públicos tem-se tornado um aspecto essencial da modernização administrativa e inovação na gestão pública no Brasil. Este fenômeno, impulsionado pela evolução tecnológica e pela expansão da internet, visa redefinir a interação entre o governo e os cidadãos, proporcionando serviços mais eficientes, acessíveis e transparentes. No contexto do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), criado pela Lei n. 11.892/2008, a digitalização é fundamental para melhorar a gestão educacional e a oferta de serviços à comunidade acadêmica e à sociedade. O objetivo deste estudo é compreender os efeitos da digitalização na gestão educacional do IFMT, analisando como a introdução de tecnologias informatizadas impacta a eficiência operacional, a acessibilidade dos serviços educacionais e a experiência dos usuários. Além disso, busca-se identificar os desafios associados a essa transformação, como segurança cibernética, privacidade de dados, exclusão digital e resistência à mudança. A metodologia adotada inclui uma revisão bibliométrica nas bases de dados Web of Science e Scopus, análise documental de fontes institucionais e governamentais, análise descritiva dos processos administrativos e educacionais do IFMT nos últimos cinco anos, e uma análise qualitativa baseada em percepções e feedbacks de servidores, alunos e gestores. Esta abordagem combinada permite uma compreensão do impacto da digitalização, fornecendo subsídios para a elaboração de estratégias e políticas que promovam uma gestão pública mais eficiente, transparente e inclusiva. Os resultados indicam que, apesar da aceitação positiva por parte dos servidores, ainda existem desafios relacionados à infraestrutura e à falta de processos claros. A participação colaborativa no planejamento da digitalização também foi apontada como uma área que necessita de maior desenvolvimento. Conclui-se que a capacitação contínua dos servidores e melhorias estruturais são fundamentais para otimizar o processo de digitalização no IFMT, proporcionando maior eficiência e satisfação entre os usuários.pt_PT
dc.description.abstractThe digitalization of public services has become an essential aspect of administrative modernization and innovation in public management in Brazil. This phenomenon, driven by technological advancements and the expansion of the internet, aims to redefine the interaction between government and citizens by providing more efficient, accessible, and transparent services. In the context of the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT), established by Law No. 11.892/2008, digitalization is crucial for improving educational management and offering services to the academic community and society at large. The objective of this study is to understand the effects of digitalization on IFMT's educational management by analyzing how the introduction of computerized technologies impacts operational efficiency, the accessibility of educational services, and user experience. Additionally, it seeks to identify the challenges associated with this transformation, such as cybersecurity, data privacy, digital exclusion, and resistance to change. The methodology includes a bibliometric review from the Web of Science and Scopus databases, documentary analysis of institutional and governmental sources, descriptive analysis of IFMT's administrative and educational processes over the past five years, and a qualitative analysis based on the perceptions and feedback of staff, students, and managers. This combined approach allows for a comprehensive understanding of the impact of digitalization, providing insights for the development of strategies and policies that promote more efficient, transparent, and inclusive public management. The results indicate that despite positive acceptance by staff, there are still challenges related to infrastructure and the lack of clear processes. Collaborative participation in the planning of digitalization was also identified as an area in need of further development. It is concluded that continuous staff training and structural improvements are essential to optimizing the digitalization process at IFMT, ensuring greater efficiency and user satisfaction.pt_PT
dc.identifier.tid203800613pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/27094
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDigitalizaçãopt_PT
dc.subjectGestão públicapt_PT
dc.subjectE-governopt_PT
dc.subjectInovação tecnológicapt_PT
dc.subjectDigitalizationpt_PT
dc.subjectPublic managementpt_PT
dc.subjectE-Governmentpt_PT
dc.subjectTechnological innovationpt_PT
dc.titleO papel da digitalização nos serviços público brasileiro - o caso da IFMTpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão das Organizaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ALI_ JUNIOR_MGOGP_2024.pdf
Size:
3.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: