Publication
A reconfiguração da cidadania pela educação: um contributo a Antonio Gramsci - 120º aniversário de seu nascimento
dc.contributor.author | Pinto, Valmir | |
dc.date.accessioned | 2014-03-12T13:00:31Z | |
dc.date.available | 2014-03-12T13:00:31Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | A cidadania por meio da educação dar-se-á como uma catarse gramsciana e permite-nos compreender este acto como uma questão política e social. A reconfiguração da cidadania faz-se necessária, pois, a linguagem, os contextos da contemporaneidade alteram alguns cenários, nomeadamente o educacional. Para tanto, o conceito de educação é abordado em relação com outros dois conceitos importantes no pensamento de Gramsci: a cultura e cidadania. A perspectiva educacional gramsciana está na superação da impotência das instituições em realizar uma educação para a emancipação cidadã. O ensino superior, neste caso, propõe aos seus atores um outro ângulo para a aquisição e desenvolvimento das capacidades | por |
dc.identifier.issn | 2182-5157 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/4171 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | LivPsic | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Reconfiguração | por |
dc.title | A reconfiguração da cidadania pela educação: um contributo a Antonio Gramsci - 120º aniversário de seu nascimento | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | por |
oaire.citation.endPage | 104 | por |
oaire.citation.startPage | 89 | por |
oaire.citation.title | Sensos | por |
oaire.citation.volume | II | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |