ESE - inED - Revista Sensos - 2011 (Vol I, n.º 2)
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Recent Submissions
- Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdosPublication . Alves, Cidália; Lopes-dos-Santos, Pedro; Barbosa, SusanaNeste estudo pretendeu-se explorar o desempenho na produção de textos narrativos de 22 estudantes surdos oriundos de duas escolas de referência que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. Procurou caracterizar-se a coerência e a produtividade dos textos escritos produzidos, eliciados através de um livro de imagens sem texto que ilustra uma história considerada prototípica do ponto de vista da coerência narrativa. Os resultados evidenciaram que alguns dos participantes revelaram dificuldade com o conceito de narrativa e com os elementos estruturais alocados ao princípio, meio e (m da história. Os pares das estruturas tempo/espaço e problema/resposta interna revelaram uma forte associação entre si. o que pode ter implicações a nível da educação da competência narrativa. As medidas de produtividade, bem como o número de elementos de estrutura, mostraram ser sensíveis ao contexto educativo onde as crianças aprendiam. A discussão enfatiza as potenciais implicações dos resultados a nível do ensino de competências narrativas.
- A deafening inequality. Portuguese deaf education and the call for debationg audism in schoolsPublication . Schwachten, Lejo; Santos, Miguel Augusto; Gonçalves, Vítor TétéThe emancipation of the deaf community represents a vivid history in which the right to use sign language and deaf culture had to be defended over and over again, against oralists, scientists, politicians, industries and pedagogues. It is a history of hearing oppression, of different views about what makes one human. In this article, the authors give a historical account from an audist perspective and question if it is not urgent to promote another pedagogical approach in the education of deaf and hearing, which include debating personal and structural audism in schools.
- A reconfiguração da cidadania pela educação: um contributo a Antonio Gramsci - 120º aniversário de seu nascimentoPublication . Pinto, ValmirA cidadania por meio da educação dar-se-á como uma catarse gramsciana e permite-nos compreender este acto como uma questão política e social. A reconfiguração da cidadania faz-se necessária, pois, a linguagem, os contextos da contemporaneidade alteram alguns cenários, nomeadamente o educacional. Para tanto, o conceito de educação é abordado em relação com outros dois conceitos importantes no pensamento de Gramsci: a cultura e cidadania. A perspectiva educacional gramsciana está na superação da impotência das instituições em realizar uma educação para a emancipação cidadã. O ensino superior, neste caso, propõe aos seus atores um outro ângulo para a aquisição e desenvolvimento das capacidades
- Formação para desempregados: uma obrigação oportuna ou uma oportuna obrigação?Publication . Mendes, IvaneideO presente artigo procura fazer uma análise crítica às atuais medidas implementadas pelo Estado no campo da formação escolar e profissional dos adultos desempregados, demonstrando que embora seja uma ação oportuna, pode transformar-se numa oportunidade. O texto faz referência à “Iniciativa Novas Oportunidades” e ao papel do Estado na qualificação dos adultos, aborda o uso indevido da educação de adultos como um pacificador das tensões sociais e rejeita a imposição da obrigatoriedade à frequência em programas de formação. A centralidade do discurso está no desafio e no compromisso de motivar, integrar e promover uma participação ativa da população desempregada portuguesa.
- Escola pública: desafios e (di)visõesPublication . Quaresma, Maria LuísaOs olhares sobre a escola pública constituem a temática central do artigo que nos propomos apresentar. Numa primeira parte, reflectiremos, teórica e analiticamente, sobre a imagem da escola pública difundida mediaticamente e sobre algumas das políticas públicas lançadas pelos Ministérios para responder aos desafios das escolas democráticas. Numa segunda parte, analisaremos os olhares discentes sobre as escolas públicas. Tomando por referência duas investigações (uma levada a cabo em dois colégios privados frequentados pelas classes dominantes; outra em quatro escolas TEIP), veremos como os discentes, tanto do ensino privado como do público, reivindicam a heterogeneidade do “nós”, mas homogeneízam, hierárquica e negativamente, o “outro”.
- Os projetos de intervenção dos diretores de escola: uma construção discursiva a partir das regulações do discurso político-normativoPublication . Castro, DoraUma análise ao preâmbulo do DL nº 75/2008, novo modelo de gestão, reporta-nos para uma visão de gestão educacional gerencialista. O trabalho, de natureza exploratória, que apresentamos é o resultado de uma análise realizada, no plano dos discursos, aos atores que assumem o cargo de diretor das escolas portuguesas. Procurámos perceber, através da análise de Projetos de Intervenção elaborados pelos diretores de escola, se a perspetiva gerencialista dominante no discurso político-normativo está, também, presente no discurso destes atores.