Repository logo
 
Publication

A relação entre as tipologias de conteúdo e o brand engagement na rede social Instagram: o caso do Futebol Clube do Porto

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jorge Remondes de
dc.contributor.authorDomingues, Bárbara Sofia Pacheco da Costa Monteiro
dc.date.accessioned2023-01-12T09:28:01Z
dc.date.available2023-01-12T09:28:01Z
dc.date.issued2022-11-30
dc.description.abstractAtravés desta dissertação de mestrado, pretendemos estudar a relação entre as tipologias de conteúdos e o Brand Engagement na rede social Instagram, utilizando a conta oficial do Futebol Clube do Porto como estudo caso. Ao longo dos anos temos visto um aumento exorbitante de utilizadores na aplicação Instagram, tendo vindo a tornar-se numa ferramenta empresarial imprescindível para aumentar a notoriedade da marca e, consequentemente, vendas. Os seguidores utilizam a aplicação para se divertirem e partilharem momentos hedónicos, e mais do que nunca, surge a necessidade nas empresas de utilizarem o comportamento dos utilizadores a seu favor na rede social. Desta forma, este estudo analisou as diferentes tipologias de conteúdo (taskoriented, informativo, remunerativo e entretenimento) e relacionou-as com as diferentes métricas que medem o Brand Engagement (gostos, comentários, impressões, e-score) utilizando para estudo de caso a conta do Futebol Clube do Porto. Analisados os conteúdos, denotamos que a tipologia entretenimento é a que se destaca mais, por ser a que apresenta uma percentagem de engagement mais alta. Percebemos também o grande favoritismo na tipologia remunerativo. Já a tipologia informativo demonstra ser a mais neutra de todos. Por fim, aquela que não retém a atenção dos utilizadores é a task-oriented. Conclui-se que, apesar de existirem disparidades nos níveis de interação entre as tipologias, todas elas cumprem um papel importantíssimo, e necessário para uma boa estratégia de marketing. É fundamental as marcas definirem o seu objetivo, o que pretendem comunicar, e desenhar um plano de marketing de conteúdo harmonioso, tendo em conta as tipologias existentes e as suas características.pt_PT
dc.description.abstractThrough this master's thesis, we intend to study the relationship between content typologies and Brand engagement on the social media platform Instagram, using the official Futebol Clube do Porto page as study case. Over the years we have seen an exorbitant increase in users on Instagram, which has become an essential business tool to increase brand awareness and, consequently, sales. Followers use the application to have fun and share hedonic moments, and more than ever, there is a need for companies to use user behavior in their favor on the social network. Because of this, this study analyzed the different types of content (task-oriented, informative, remunerative and entertainment) and related them with the different metrics that measure Brand engagement (likes, comments, impressions, e-score) using the account of Futebol Clube do Porto as a study case. By analyzing the contents, we understood that the entertainment typology stands out the most, as it has the highest percentage of engagement. We also noticed the great favoritism in the remuneration typology. The informative typology, on the other hand, proves to be the most neutral of all. Finally, the one that does not hold users' attention is task-oriented. We conclude that, although there are disparities in the levels of interaction between the typologies, they all play a very important and necessary role for a good marketing strategy. It is essential for brands to define their objective, what they want to communicate, and design a harmonious content marketing plan, taking into account the existing typologies and their characteristics.pt_PT
dc.identifier.tid203159985pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21449
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectConteúdopt_PT
dc.subjectBrand engagementpt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectDigital marketingpt_PT
dc.subjectContentpt_PT
dc.titleA relação entre as tipologias de conteúdo e o brand engagement na rede social Instagram: o caso do Futebol Clube do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Barbara_Domingues_MMKD_2022.pdf
Size:
4.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: