Repository logo
 
Publication

O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Isabel Maria de Ardions Braz de
dc.contributor.advisorGonçalves, Paulo Jorge Pinheiro
dc.contributor.authorAzeredo, Bárbara Rute de Sousa
dc.date.accessioned2016-03-02T15:45:53Z
dc.date.available2016-03-02T15:45:53Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO planeamento estratégico é uma ferramenta usada pelas empresas, como forma de contribuir para a melhoria do seu desempenho, preconizando a concretização de objetivos. A comunicação organizacional interna é um o instrumento que, para além de traduzir uma mensagem enviada aos vários indivíduos da empresa, ajuda a interpretação dessa mensagem. Este estudo tem como objetivo perceber se, o planeamento estratégico pode ser um instrumento de melhoria conceptual e de gestão da comunicação organizacional interna. Neste trabalho utilizamos uma metodologia de estudo de caso único, suportada através do método qualitativo, com recurso a entrevistas, e do método quantitativo, através de questionários estruturados. As entrevistas aos quadros superiores da empresa foram realizadas com recuso a uma análise de conteúdo, verificando-se ser de extrema importância para a gestão, tanto o planeamento estratégico, como a comunicação interna. Os instrumentos de medida usados permitiram concluir que existem, ainda, algumas lacunas de planeamento e comunicação da empresa analisada. Da análise do caso em estudo é percetível que o planeamento estratégico, como a comunicação organizacional interna, são instrumentos usados com um nível de sucesso suficiente para colocar a empresa no rumo certo e estável de mercado. Por último, entendemos que no âmbito da conciliação dos dois temas, o planeamento estratégico facilita uma comunicação mais fluída, podendo, assim, ser um instrumento de melhoria da comunicação interna. Como limitações deste trabalho relatamos, em especial, a necessária precaução da generalização dos resultados obtidos e a dificuldade em realizar uma análise mais ampla na discussão de resultados, devido aos parcos trabalhos internacionais e, sobretudo, nacionais. A principal originalidade deste estudo decorre de ser utilizada uma análise com triangulação metodológica e o facto de a unidade de análise em estudo ser uma empresa líder na sua área de negócio e setor.pt_PT
dc.description.abstractStrategic planning is an organizacional tool used in nowadays companies in order to improve their performance, seeking the goals. Internal corporate communication is the gear that, besides translating the message to all individuals also helps the interpretation. This study aims to understand if strategic planning can be an instrument of aid to make internal corporate communication better. Throughout this essay, it has been used the methodology of single case study which used the qualitative method, through interviews, and quantitative method, through structured questionnaires. The interviews were done to high hierarchy of the company and allowed us to analyze their content which turned out to be very important to management regarding strategic planning and internal corporate communication. The measurement means used allow us to understand that there are still a few issues to be solved. Based on the studied corporate unit, it is clear that both strategic planning and internal corporate communication are tools already in use with a successful level conducting the company to a stable position on the market. Lastly, we realize that when we blend both lines of thought together strategic planning does aids the communication to be more flowing, therefore being a tool to make the internal corporate communication better. As corporate limitations we can point the necessary precaution of generalization of the data and the struggle of making a wide analysis of the outcome of the data due to the few international essays about this issue and more importantly national ones. The main originality of this essay is the use of a methodological triangulation and tha fact that the company is a leader in its business.pt_PT
dc.identifier.tid201253798
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7780
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.subjectComunicação organizacionalpt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectPlanningpt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectCorporate communicationpt_PT
dc.titleO planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional internapt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Assessoria de Administraçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertaçao Mestrado_final.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: