Publication
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line
| dc.contributor.author | Cruz, Mário | |
| dc.contributor.author | Araújo e Sá, Maria Helena | |
| dc.contributor.author | Moreira, António | |
| dc.date.accessioned | 2017-06-22T15:04:51Z | |
| dc.date.available | 2017-06-22T15:04:51Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description.abstract | Partindo do conceito de pedagogia crítica, procuraremos, neste artigo, explorar caminhos e dar sugestões para a implementação duma hiperpedagogia crítica, emancipatória e para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem mediado por computador, que se baseia no desenvolvimento de competências de interação dialógica on- line, de forma a que os aprendentes enformem verdadeiras comunidades de aprendizagem suportadas por três tipos de presença: a didáctica, a social e a cognitiva na linha de Garrison & Anderson (2003) e Séré (2009). Levando a cabo o ciclo de ação-reflexão-nova ação de Freire (2000), acreditamos que é possível que os aprendentes mobilizem, de forma efetiva, processos e suas atividades dialógicas na sua rede de conexões on-line com vista a uma efetiva partilha, transferência e co-negociação de saberes de diversa natureza e com o fim de resolver problemas com que se deparam na sua sociedade glocal. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/9926 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.subject | hiperpedagogia crítica | pt_PT |
| dc.subject | conectivismo | pt_PT |
| dc.subject | interação dialógica on-line | pt_PT |
| dc.title | Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 149 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 137 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Pedagogia para a Autonomia: Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Duma_Pedagogia_Critica_a_uma_Hiperpedago.pdf
- Size:
- 1.41 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
