Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Duma_Pedagogia_Critica_a_uma_Hiperpedago.pdf1.41 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Partindo do conceito de pedagogia crítica, procuraremos, neste artigo, explorar caminhos e dar sugestões para a implementação duma hiperpedagogia crítica, emancipatória e para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem mediado por computador, que se baseia no desenvolvimento de competências de interação dialógica on- line, de forma a que os aprendentes enformem verdadeiras comunidades de aprendizagem suportadas por três tipos de presença: a didáctica, a social e a cognitiva na linha de Garrison & Anderson (2003) e Séré (2009). Levando a cabo o ciclo de ação-reflexão-nova ação de Freire (2000), acreditamos que é possível que os aprendentes mobilizem, de forma efetiva, processos e suas atividades dialógicas na sua rede de conexões on-line com vista a uma efetiva partilha, transferência e co-negociação de saberes de diversa natureza e com o fim de resolver problemas com que se deparam na sua sociedade glocal.

Description

Keywords

hiperpedagogia crítica conectivismo interação dialógica on-line

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue