Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Conteúdo de hemoglobina dos reticulócitos vs ferritina sérica, na avaliação da deficiência de ferro em doentes oncológicos

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
COM_Carla Serra.pdf930.18 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

A deficiência de ferro afeta mundialmente 2 milhões de pessoas. A ferritina e o Conteúdo de Hemoglobina dos Reticulócitos (RET-He) são parâmetros que permitem detetar esta alteração. Sendo a ferritina considerada o marcador mais sensível do metabolismo do ferro, o RET-He é o primeiro marcador analisado em sangue periférico a sofrer alterações devido à deficiência de ferro. No entanto, existem condições paralelas que levam ao aumento da concentração de ferritina sérica, tornando mais confiável a aplicabilidade do RET-He face à ferritina. Verificar a existência de relação entre os parâmetros RET-He e ferritina sérica, numa população de indivíduos com patologia oncológica. Realizou-se um estudo observacional analítico transversal com os resultados das determinações de RET-He e ferritina obtidas pela base de dados do Instituto Português de Oncologia FG – EPE, Porto entre Setembro de 2015 e Janeiro de 2016. Através do programa Microsoft Excel 2007 obteve-se a média de RET-He de 32,22pg e de ferritina de 600,95 µg/L. O coeficiente de determinação (r2) obtido pela realização da regressão linear foi de 0,201. Verificou-se uma fraca relação entre as variáveis RET-He e ferritina. Desta forma, não é possível inferir sobre a aplicabilidade do RET-He no diagnóstico de deficiência de ferro em doentes oncológicos, que permitiria a deteção precoce da deficiência de ferro. No futuro, poderá ser estudada a influência das diferentes patologias oncológicas nas variáveis em estudo.

Descrição

Palavras-chave

Conteúdo de hemoglobina dos reticulócitos Ferritina Deficiência de ferro Diagnóstico

Contexto Educativo

Citação

Machado, A., Serra, C., & Mendes, C. (2016). Conteúdo de hemoglobina dos reticulócitos vs ferritina sérica, na avaliação da deficiência de ferro em doentes oncológicos. I Congresso Nacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais: Livro de Atas, 111–116.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Instituto Politécnico de Bragança

Licença CC