Publication
Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal
| dc.contributor.author | Dos Santos Dos Santos, José Manuel | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-21T12:05:46Z | |
| dc.date.available | 2022-06-21T12:05:46Z | |
| dc.date.issued | 2022-05-12 | |
| dc.description | Colaboraram neste evento: Instituto GeoGebra da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola); Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde); Instituto GeoGebra na Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique); Instituto GeoGebra de São Paulo (IGP). Foram organizadores do evento o Instituto GeoGebra Portugal, o Centro de Investigação & Inovação em Educação e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Atualmente o uso da tecnologia na sala de aula de Matemática ainda constitui um desafio a descobrir e a aprofundar. Assim, é importante continuar a refletir sobre o modo como a integramos para promover uma aprendizagem sólida da Matemática, desenvolvendo competências de literacia computacional, mas simultaneamente promovendo a criatividade, a autonomia individual e a autoregulação das aprendizagens matemáticas. Nos últimos anos o uso do GeoGebra tem ajudado a que a utilização da tecnologia seja uma realidade nas salas de aula numa rede internacional significativa e numa perspetiva inter- disciplinar, especialmente, relacionada com a robótica e com outras áreas criativas, numa abordagem designada por STEAM. Concretamente, este VII Dia do Geogebra está orientado para as exigências curriculares atuais das Aprendizagens Essenciais da Matemática propostas pelo Ministério da Educação, designadamente, o Pensamento Computacional, com a partilha de projetos e experiências investigativas realizadas em sala de aula com o Geogebra, em diferentes níveis de ensino. Para aprofundar este debate contamos ainda com a presença do algebrista Abraham Arcavi, de renome internacional, para refletirmos sobre a importância da Álgebra no desenvolvimento do raciocínio algébrico e do pensamento computacional e compreender, ainda melhor, a opção curricular deste domínio surgir autonomamente, no Ciclo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da Matemática. | pt_PT |
| dc.description.sponsorship | Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação Ciência e Cultura (OEI) e Fundação para a Ciência e Tecnologia | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/20627 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto GeoGebra Portugal | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | http://www.geogebra.org.pt/2022DGP/VIIDiaGeoGebra2022LivroDeResumosVDEF.pdf | pt_PT |
| dc.subject | GeoGebra | pt_PT |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem da matemática | pt_PT |
| dc.subject | Pensamento Computacional | pt_PT |
| dc.subject | Formação de Professores | pt_PT |
| dc.title | Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra Portugal | pt_PT |
| dc.type | book | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | VII Dia GeoGebra Portugal | pt_PT |
| person.familyName | Dos Santos Dos Santos | |
| person.givenName | José Manuel | |
| person.identifier.ciencia-id | 8B10-D3D1-1373 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-6830-6503 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57190297454 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | book | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 392e7c0e-1939-4663-8e69-d76a3c0289b1 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 392e7c0e-1939-4663-8e69-d76a3c0289b1 |
