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Plataforma Automática de Estimulação e Avaliação Cognitiva

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Abstract(s)

Com o aumento do número de idosos na população e a consequente incidência de declínio cognitivo associado, torna-se mais importante investir na saúde mental para minimizar o impacto social e económico deste fenómeno, promovendo o envelhecimento ativo. O declínio cognitivo é um processo natural associado ao envelhecimento, sendo esta a principal vertente que o projeto de dissertação aborda. Este projeto contribui para o desenvolvimento de uma plataforma que permitirá a sinalização precoce de défices cognitivos e a estimulação de utentes com sintomas pré-clínicos. O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um jogo sério que permite a transferência eficiente dos resultados da estimulação para atividades que o público-alvo realiza no quotidiano. Neste jogo, é adaptado um programa de treino cognitivo, cientificamente validado, para uma plataforma informática, de forma a permitir uma estimulação cognitiva sem a carga emocional normalmente associada à realização destes programas em ambiente de consulta, potenciando, em simultâneo, através dos cenários idealizados para o jogo, a transferência dos resultados da estimulação. Os aspetos mais importantes deste trabalho passam, então, pela estimulação cognitiva do utilizador e a transferência eficiente dos resultados da estimulação. É também importante referir o componente Dynamic Difficulty Adjustment, que tem como objetivo ajustar a dificuldade do jogo consoante o desempenho do utilizador. Este projeto foi originalmente pensado pelo especialista Ricardo Alves e planeado pelo mesmo em parceria com o GILT/ISEP.
With the increasing number of elderly, in our population, and the consequent incidence of cognitive decline associated, it becomes important to invest in mental health, to minimize the social and economic impacts of this phenomenon, promoting active aging. Cognitive decline is a natural process associated with aging, which is the main approach of this thesis. This project ontributes to the development of a platform that will allow the early signaling of cognitive deficiencies and the stimulation of users with preclinical symptoms, without their having to move to a clinical office on purpose. The main goal of this project is to develop a serious game which allows the efficient transfer of the stimulation results to daily activities of the targeted public. In this game, a cognitive training program is adapted, and scientifically validated, to an IT (information technology) platform, in order to allow a cognitive stimulation without the emotional stress normally associated with the execution of these programs in a clinical environment, simultaneously enhancing the transfer of the stimulation results, through scenarios idealized for the game. The most important aspects of this project undergo the cognitive stimulation of the user and the eficiente transfer of the results of this stimulation. It is equally important to refer the Dynamic Difficulty Adjustment component, which goal is to adjust the game's difficulty according to the user's performance. This project was originally thought by the psychologist Ricardo Alves and planned by himself in partnership with GILT/ISEP.

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Estimulação Cognitiva Défice Cognitivo Atenção Memória Orientação Jogos Educativos Jogos sérios Avaliação Unity ASANA Bitbucket Scrum C# Cognitive Stimulation Cognitive Decline Attention Memory Orientation Educational Games Serious Games Assessment

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