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A família, uma estratégia para o sucesso escolar. Um estudo de caso com alunos do 2.º ano do 1.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira | |
dc.contributor.author | Monteiro, Manuel António Marques | |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T16:29:44Z | |
dc.date.available | 2016-03-16T16:29:44Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | O estudo que aqui apresentamos tem como objetivos estudar: o impacto do acompanhamento dos pais ou Encarregados de Educação no Estudo Autónomo e na realização dos Trabalhos de Casa, nos resultados escolares e na motivação para a escola e aprendizagens; ainda as necessidades sentidas pelos pais ou Encarregados de Educação ao fazerem este acompanhamento Neste estudo elaboramos seis propostas que planificamos, analisamos e, do seu desenvolvimento, tiramos as respetivas conclusões. As propostas foram dinamizadas pelo professor de turma e investigador em pequenas sessões/reuniões de esclarecimento com os pais ou Encarregados de Educação sendo quatro delas aplicadas num 2.º ano de escolaridade e as outras duas a um 3.º ano. Nas propostas do 2.º ano foram trabalhadas as frações e as estratégias de cálculo mental bem como foi dinamizado o projeto “Clube de Pais Leitores” e o “Concurso de Espantalhos” também aberto à comunidade educativa. Nas propostas do 3.º ano de escolaridade abordamos as propriedades da multiplicação, sua utilização no cálculo mental, a consolidação da operação divisão através do jogo do 24 e orientações para o Estudo Acompanhado e Trabalhos de Casa para auxiliar os pais ou Encarregados de Educação. Com a implementação destas tarefas, apresentamos os tipos de envolvimento parental solicitado por cada atividade, os benefícios para a família, aluno e professor, os sistemas envolvidos no processo de desenvolvimento da criança e os fatores que influenciaram negativamente na realização destas atividades. A implementação destas atividades foi feita seguindo uma metodologia qualitativa, inserida num contexto de um estudo de caso. Os participantes no estudo foram entrevistados com o objetivo de completar o estudo realizado através do seu feedback. Neste estudo fizemos uma revisão bibliográfica e abordámos o envolvimento dos pais ou Encarregados de Educação e famílias na escola numa perspetiva cronológica, a tipologia de envolvimento parental na escola, os sistemas que influenciam o desenvolvimento da criança e ainda uma referência aos benefícios para a comunidade educativa do envolvimento parental e familiar na escola. Através dos dados obtidos, pudemos verificar que o acompanhamento dos pais ou Encarregados de Educação no Estudo Autónomo e Trabalhos de Casa e nos projetos de turma traz bastantes benefícios para todos os elementos da comunidade educativa, sendo o aluno o mais beneficiado, e influenciado primariamente pela família em articulação com a escola e comunidade. Também verificamos que os pais ou Encarregados de Educação têm necessidades de estarem informados sobre conteúdos escolares e serem conhecedores das estratégias utilizadas na sala de aulas pelo que, sem isto, apresentam dificuldades em acompanharem os seus educados em casa. A realização deste estudo visa contribuir para a compreensão das necessidades sentidas pelos pais ou Encarregados de Educação no acompanhamento do Estudo Autónomo e Trabalho de Casa e as formas de dinamizar a cooperação entre o professor da turma e a família, promovendo o sucesso e a motivação escolar. Palavras-chave: Cooperação; Envolvimento; Família; Alunos; Escola. | pt_PT |
dc.description.abstract | The study presented here aims to study: the impact of accompanying parent or Guardian in Autonomous Study and achievement of the Homework Assignments in school results and motivation for school and learning; yet the needs felt by parents or Guardians to do this monitoring this study we developed six proposals we plan, analyze, and of its development, we draw the respective conclusions. The proposals were streamlined by the class teacher and researcher in small meetings / briefings with parents or Guardians four of them applied a 2nd grade and the other two to a 3rd year. The proposals of the 2nd year fractions and mental calculation strategies have been worked and has spurred the project "Parents Readers Club" and the "Competition of Scarecrows" also open to the educational community. The proposals of the 3rd grade we discuss the properties of multiplication, its use in mental calculation, the consolidation of the operation division by 24 and set guidelines for Accompanied Study and Homework Assignments to assist parents or Guardians. By implementing these tasks, we present the types of parental involvement required by each activity, the benefits for the family, student and teacher, the systems involved in the child's development process and the factors that negatively influence the performance of these activities. The implementation of these activities was made following a qualitative methodology, inserted in a context of a case study. Study participants were interviewed in order to complete the study through feedback. This study did a literature review and approached the involvement of parents or Guardians and families at school in a chronological perspective, parental involvement typology in school systems that influence the child's development, and a reference to the benefits for the educational community Parental and family involvement in school. Through the data, we observed that the accompanying parent or Guardian in Autonomous Study and Homework Assignments and group projects brings plenty of benefits to all members of the educational community, and the students enjoyed the most, and influenced primarily by Family in conjunction with the school and community. We also found that parents or Guardians have needs to be informed about school subjects and be knowledgeable of the strategies used in the classroom so that, without it, present difficulties in accompanying them educated at home. This study aims to contribute to the understanding of the needs felt by parents or Guardians in monitoring the Autonomous Study and Homework and ways to boost cooperation between the class teacher and family, promoting success and academic motivation. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201088096 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/7921 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Cooperation | pt_PT |
dc.subject | Involvement | pt_PT |
dc.subject | Family | pt_PT |
dc.subject | Students | pt_PT |
dc.subject | School | pt_PT |
dc.title | A família, uma estratégia para o sucesso escolar. Um estudo de caso com alunos do 2.º ano do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática | pt_PT |