Repository logo
 
Publication

O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos

dc.contributor.advisorDias, Américo José Bessa
dc.contributor.authorVieira, Carla Patrícia Sousa
dc.date.accessioned2014-02-19T17:18:55Z
dc.date.available2014-02-19T17:18:55Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA implementação do portefólio no ensino da língua estrangeira, na Região Autónoma da Madeira, tem contornos específicos que julgamos pertinente analisar e refletir, tendo em conta as suas potencialidades e constrangimentos, em faixas etárias precoces. É manifestamente positiva a relação entre a metodologia do portefólio e um processo ensino/aprendizagem virado para a promoção da autonomia e autorreflexão. No entanto, a aplicação de inquéritos por questionário evidenciou muitas incertezas, da parte dos docentes da Região, relativamente ao trabalho avaliativo com o portefólio. Assim, o presente estudo pretende ser um contributo no sentido de clarificar essas incertezas. Nesta perspetiva, os objetivos do estudo, que se revelou próximo da investigação-para-a-ação, foram: (1) identificar as potencialidades formativas do portefólio; (2) determinar as dificuldades sentidas na utilização do portefólio; (3) reforçar a capacidade de intervenção docente no âmbito do uso do portefólio e (4) desenvolver propostas de procedimentos e documentos adaptados à realidade da Região. Concluiu-se, desta maneira, que a utilização do portefólio fortalece o processo formativo no ensino da língua estrangeira apesar de ser, comprovadamente, uma metodologia exigente para o professor, pois requer uma monitorização e análise constante de todo o processo. Comprova-se, de igual modo, que este método traz muitos benefícios para os intervenientes, tornando os alunos mais autónomos e reflexivos e os docentes mais interventivos, assertivos e conhecedores das capacidades e desenvolvimento de competências linguísticas e interculturais dos seus discentes.por
dc.description.abstractThe use of the portfolio in language teaching, in Madeira, has specific outlines that are relevant to analyse and reflect on, considering its potentialities and constrains, in early childhood language learning. The relationship between the portfolio methodology and, a more autonomous and self-reflecting, learning process is clearly positive. However, the survey used to assist this study has shown that Madeira language teachers still have quite a few doubts about portfolio assessment. Consequently, this study expects to give a valid contribution towards the dissolution of those doubts. The aims of this, research for action, study were: (1) to identify the portfolio educational possibilities, (2) to determine the difficulties experienced in the use of the portfolio, (3) to strengthen the teachers’ intervention when using the portfolio and (4) to develop procedures and document portfolio proposals adapted to Madeira’s reality. In conclusion, the use of the portfolio strengthens the educational purpose of language teaching, despite being a demanding methodology for teachers, thus requires constant monitoring and process analyses. One of the consequences of this study was the idea that this method is very beneficial to all stakeholders, since it creates more autonomous and reflective students and also more interventional and assertive teachers that become more knowledgeable of their students’ competences in intercultural and language awareness.eng
dc.identifier.tid201491915
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/3998
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPortefóliopor
dc.subjectAssessmentpor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectPortfolioeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.titleO portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino Precoce de Inglês

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CarlaVieira_2013.pdf
Size:
6.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: