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Abordagens não convencionais em manuais do ensino secundário: um exemplo

dc.contributor.authorSoares, Filomena Baptista
dc.contributor.authorPascoal, António José
dc.date.accessioned2016-03-21T15:25:27Z
dc.date.available2016-03-21T15:25:27Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractOs matemáticos do séc. XIX só ficaram plenamente tranquilizados quando o conceito de limite se viu completamente “livre” de qualquer conotação "metafísica", ou seja, quando se soube, graças à astúcia genial dos “épsilon – delta” de Weierstrass, exprimir no estilo Arquimedes a ideia intuitiva de "verdadeiro valor" de uma quantidade indeterminada sem invocar os acréscimos "infinitamente pequenos” que, no entanto, tinham tido êxito no século XVIII. Mas o preço a pagar para apenas manipular conceitos bem definidos a partir das noções algébricas sobre os números, foi a “inversão” dos raciocínios na Análise, ou seja, o facto de que é necessário raciocinar ao contrário relativamente ao caminho heurístico e adivinhar a escolha estratégica “vencedora” em cada junção ou desdobramento lógico. Perante esta dificuldade o ensino da noção de limite viu-se “arrumado” para o 12º ano (para não dizer, aí minimizado) e os conceitos que dela dependem, como o de derivada, viram-se, nos anos anteriores, esvaziados de significado formal, sendo apresentados através de noções (próximas, mas não formais) das não convencionais reduzindo-se à expressão característica de “tende para”. Esta “tendência” não possui na Análise Clássica qualquer significado formal, e apesar de se poder considerar próxima da definição Não Convencional de limite, não lhe sendo feita qualquer referência, fica assim, impossibilitada qualquer formalização da “intuição” em questão, no entanto, pretendemos alertar, através de um exemplo, para uma “pseudo” utilização das suas noções e conceitos. Constatamos, mais uma vez, que a Análise Não Convencional parece ser um caminho possível para uma abordagem da Análise num nível não universitário.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7935
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/2006/2006_21_FBSoares.pdfpt_PT
dc.titleAbordagens não convencionais em manuais do ensino secundário: um exemplopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMonte Gordo, Algarve, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleAtas do Encontro Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2006pt_PT
person.familyNameda Silva Pereira Baptista Soares
person.givenNameFilomena Maria
person.identifier1583506
person.identifier.ciencia-id661E-1FDB-58FB
person.identifier.orcid0000-0001-5203-9458
person.identifier.ridAAA-2487-2020
person.identifier.scopus-author-id57722207300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb9d5b71-fe8b-4e5e-b9b5-eaf22a33e806
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryeb9d5b71-fe8b-4e5e-b9b5-eaf22a33e806

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