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Modelos de Gestão de Produção e Consumo Distribuído

dc.contributor.authorPereira, Fábio Joel Gouveia
dc.date.accessioned2018-01-29T10:32:31Z
dc.date.available2018-01-29T10:32:31Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNos últimos anos assistiu-se à alteração do paradigma da legislação que rege a produção descentralizada em Portugal. Desde 2014, com a publicação do Decreto-Lei nº153/2014 é permitido em Portugal a instalação de Unidades de Pequena Produção (UPP) e de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC). As UPP já se encontravam legisladas anteriormente, onde já era permitida e obrigatória a venda de toda energia produzida à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP), contudo, este novo decreto, introduziu a possibilidade de os próprios consumidores produzirem a energia que consumem, através das UPAC. A legislação das UPAC tem a particularidade de apesar de serem direcionadas para autoconsumo, o excedente de produção pode ser vendido à RESP. Todavia, o preço da tarifa de venda é inferior ao preço da tarifa que é anulada caso a energia seja aproveita para autoconsumir. Por esta razão, é importante que a UPAC esteja dimensionada adequadamente, para evitar que a energia produzida seja fornecida à RESP. Neste contexto, os sistemas de armazenamento de energia elétrica podem ter um papel fundamental, nomeadamente, as baterias. Um dos grandes motivos para que os consumidores de energia elétrica adiram a sistemas de autoconsumo deve-se ao facto de nos últimos anos ter-se dado um crescente aumento do custo da energia elétrica, prevendo-se esta evolução no futuro. Para incentivar a instalação de sistemas de autoconsumo, as entidades instaladoras têm desenvolvido modelos de negócios, criando condições atrativas para a sua adesão. Neste sentido, a presente dissertação tem como principal contributo desenvolver um modelo de negócio direcionado ao setor doméstico, que pode ser utilizado pelas entidades instaladoras. Este modelo tem por base ser viável para a entidade e ao mesmo tempo permitir que o cliente tenha uma poupança significativa na sua fatura de energia elétrica. Isto é, a entidade instaladora é responsável pelo dimensionamento do sistema de autoconsumo, onde deve suportar os custos de investimento e manutenção/exploração do sistema, recebendo por parte do cliente um valor pelos serviços inferior ao que este habitualmente paga na sua fatura de eletricidade. Por outro lado, a entidade instaladora, também deve ser agente de mercado para que possa ser capaz de adquirir energia no mercado. Esta característica proporciona às entidades instaladoras a capacidade de gerir o consumidor a nível da escolha do ciclo tarifário e período horário economicamente mais favorável. A viabilidade do modelo de negócio depende do período que devem estar as duas partes contratualizadas para que o recebimento mensal fixo possa ressarcir a entidade quer pelo sistema de autoconsumo quer pela energia consumida da RESP. Nesta dissertação é apresentado um caso de estudo que identifica detalhadamente as características que o modelo de negócio deve possuir. Este caso de estudo considera diversos consumidores de Baixa Tensão Normal (BTN), de modo a avaliar o comportamento do modelo para cada consumidor. Posteriormente, efetuam-se as devidas análises e conclusões sobre os resultados gerados.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years we have seen a change in the paradigm of legislation governing the decentralized generation in Portugal. Since 2014, with the publication of Decree-Law 153/2014 it is allowed in Portugal the installation of small generation units and generation units for self-consumption. The units of small generation were already previously legislated, where it was allowed and obliged to sell all the energy generated to the grid, however, this new decree introduced the possibility of consumers themselves to generate the energy they consume, through generation units for self-consumption. The laws of generation units for self-consumption has the peculiarity of despite being directed to self-consumption, the surplus generation can be sold to the power grid. However, the tariff price of selling is lower than the price of the tariff, which is annuled if the energy is for own consumption. For these reasons, it is important that the generation unit for self-consumption is properly sized to prevent that the generated energy is supplied to the power grid. In this context, the electrical energy storage systems can play a vital role in particular, the batteries. One of the major reasons for the electricity consumers adhere to self-consumption systems is due to the fact that in recent years have happened a growing increase in electricity cost, foreseeing this trend in the future. One of the major reasons for the electricity consumers adhere to self-consumption systems is due to the fact that in recent years have happened a growing increase in electricity cost has happened, foreseeing this trend in the future. In order to encourage the installation of self-consumption systems, the installers entities have developed business models, creating attractive conditions for membership. In this regard, the present work has, as its main contribution to develop a business model aimed at the domestic sector, which can be used by installers entities. This model is based be feasible for the entity and at the same time allowing the customer to have a significant savings on its electricity bill. That is, the installer entity is responsible for the design of the self-consumption system, in which they must bear the costs of investment and maintenance/operation of the system. Moreover, the installing entity must also be market agent for it to be able to acquire energy in the electricity market. This characteristic provides the installers entities the ability to manage the consumer in terms of choice of tariff cycle and economically most favorable time period. The viability of the business model depends on the period that must be both parties contracted, so that the fixed monthly income can compensate the entity by self-consumption system and the energy consumed from the power grid. In this thesis it is presented a case study that identifies in detail the characteristics that the business model should possess. This case study considers several consumers of normal low voltage, in order to evaluate the model behavior for each type of consumer. With the developed model the appropriate analysis and conclusions of the generated results were performed.pt_PT
dc.identifier.tid201749696pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10861
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutoconsumopt_PT
dc.subjectArmazenamento de Energiapt_PT
dc.subjectConsumidor Domésticopt_PT
dc.subjectModelo de Negóciopt_PT
dc.subjectSelf-consumptionpt_PT
dc.subjectEnergy Storagept_PT
dc.subjectDomestic Consumerpt_PT
dc.subjectBusiness Modelpt_PT
dc.titleModelos de Gestão de Produção e Consumo Distribuídopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energiapt_PT

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