Repository logo
 
Publication

Percepção de incongruências no contorno entonacional de frases e de melodias por crianças com, ou sem, treino musical

dc.contributor.authorMarques, Carlos
dc.contributor.authorCastro, São Luís
dc.contributor.authorBesson, Mireille
dc.date.accessioned2013-12-18T16:30:56Z
dc.date.available2013-12-18T16:30:56Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractA prosódia está relacionada com a materialização da linguagem enquanto estímulo acústico. Constituem aspectos da prosódia a entoação, o ritmo, a intensidade e as pausas linguísticas (Ladefoged, 1982). Alguns destes aspectos são comuns à música. No caso da entoação da fala, esta é análoga à melodia em música. A prosódia de uma frase falada e a melodia de um trecho musical apresentam componentes estruturais muito semelhantes. O presente estudo aborda esta questão do ponto de vista psicológico. Trata-se de um estudo sobre a percepção de melodias e de prosódia, realizado no seguimento de Schön et al (2002), cuja problemática está centrada no contorno da frequência fundamental ( fo) da entoação em fala e da melodia em música. Pretendese averiguar se há ou não uma correlação entre a percepção prosódica e a percepção melódica; e se a aprendizagem musical pode potenciar o desenvolvimento da capacidade de percepção prosódica, nomeadamente no que diz respeito ao contorno entonacional. A metodologia empregue é comportamental (medida dos tempos de reacção, percentagem de repostas correctas e sensibilidade, d’). Os participantes do estudo são dois grupos de crianças do 4.º ano de escolaridade: um com aprendizagem musical desde o 1.º ano de escolaridade e outro sem aprendizagem musical formal. Os resultados indicaram que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de crianças. Contudo, as crianças com melhor performance na tarefa musical, independentemente do grupo a que pertencem, são as que têm melhor performance na tarefa de linguagem. Este facto pode ser indicador de uma predisposição musical que pode influenciar o desenvolvimento da percepção das características entonacionais da linguagem.por
dc.identifier.doi10.26537/rmpe.v0i6.2435pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/3156
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto.por
dc.relation.ispartofseriesRevista Música, Psicologia e Educação;N.º 6
dc.relation.publisherversionhttps://parc.ipp.pt/index.php/rmpe/article/view/2435pt_PT
dc.titlePercepção de incongruências no contorno entonacional de frases e de melodias por crianças com, ou sem, treino musicalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage116por
oaire.citation.startPage102por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_CarlosMarques_2004.pdf
Size:
65.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: