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O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional: o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha

dc.contributor.authorAntunes, Isabel Cristina Martins
dc.contributor.authorBarandas-Karl, Hortênsia
dc.contributor.authorMartins, Francisco Vitorino
dc.date.accessioned2014-07-15T16:54:19Z
dc.date.available2014-07-15T16:54:19Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA natureza dinâmica do negócio internacional e os contextos diferenciados ditados pelas diferenças entre países, leva a que as empresas internacionais enfrentem o desafio de encontrar o equilíbrio entre estandardizar e adaptar a sua estratégia de marketing mix nos mercados externos de modo a terem sucesso. O propósito deste estudo é contribuir para a compreensão do modo como as empresas portuguesas desenvolvem a sua estratégia de marketing no mercado espanhol. A nossa investigação parte da análise do quadro teórico do modelo CAGE (Ghemawat, 2007) para avaliar as diferenças entre países e averiguar qual o seu impacto na estratégia de marketing das empresas subsidiárias. O nosso estudo é qualitativo e adota a metodologia de estudo de caso através da realização de entrevistas semiestruturadas em duas PME para alcançar uma melhor compreensão sobre o processo de formulação da estratégia de marketing internacional. Os nossos resultados indiciam que as dimensões de distância que têm maior influência na estratégia de marketing da empresa subsidiária no mercado espanhol são as dimensões culturais, administrativas e económicas, sendo a dimensão geográfica a menos relevante. As adaptações que se revelaram ser condições necessárias para o sucesso do negócio, consubstanciam-se na proposta de valor aos clientes através da marca, da diferenciação dos produtos,do design, do preço e da comunicação.por
dc.identifier.doi10400.22/4777
dc.identifier.issn2182-9306
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/4777
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Entre Douro e Vougapor
dc.relation.publisherversionhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/7por
dc.subjectEstratégia de marketing internacionalpor
dc.subjectDistância entre paísespor
dc.subjectSubsidiáriaspor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.titleO impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional: o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanhapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage123por
oaire.citation.startPage103por
oaire.citation.titleInternational Journal of Marketing, Communication and New Mediapor
oaire.citation.volumeVol. 1, n.º 1por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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