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Advisor(s)
Abstract(s)
A natureza dinâmica do negócio internacional e os contextos diferenciados
ditados pelas diferenças entre países, leva a que as empresas internacionais
enfrentem o desafio de encontrar o equilíbrio entre estandardizar e adaptar a sua
estratégia de marketing mix nos mercados externos de modo a terem sucesso. O
propósito deste estudo é contribuir para a compreensão do modo como as
empresas portuguesas desenvolvem a sua estratégia de marketing no mercado
espanhol. A nossa investigação parte da análise do quadro teórico do modelo
CAGE (Ghemawat, 2007) para avaliar as diferenças entre países e averiguar
qual o seu impacto na estratégia de marketing das empresas subsidiárias. O
nosso estudo é qualitativo e adota a metodologia de estudo de caso através da
realização de entrevistas semiestruturadas em duas PME para alcançar uma
melhor compreensão sobre o processo de formulação da estratégia de marketing
internacional. Os nossos resultados indiciam que as dimensões de distância que
têm maior influência na estratégia de marketing da empresa subsidiária no
mercado espanhol são as dimensões culturais, administrativas e económicas,
sendo a dimensão geográfica a menos relevante. As adaptações que se revelaram
ser condições necessárias para o sucesso do negócio, consubstanciam-se na
proposta de valor aos clientes através da marca, da diferenciação dos produtos,do design, do preço e da comunicação.
Description
Keywords
Estratégia de marketing internacional Distância entre países Subsidiárias Performance Estudo de caso
Citation
Publisher
Instituto Superior de Entre Douro e Vouga