Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O movimento corporal na disciplina de Formação Musical: uma estratégia para a compreensão rítmica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Tiago Carvalho_2021.pdf50.98 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio apresenta a contextualização do polo de estágio (Escola de Música da Póvoa de Varzim), as considerações sobre a prática educativa e por último o projeto de investigação, que pretende compreender a importância da incorporação do movimento corporal e do corpo enquanto instrumento musical nas práticas letivas na disciplina de Formação Musical. A ideia do corpo e movimento contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento da aprendizagem musical. O movimento é benéfico e inovador no princípio da aprendizagem musical, porque não colocar utilidade e uma continuidade a todas estas ferramentas já existentes e transferir um enquadramento nas matérias e nos conteúdos da disciplina de Formação Musical. Desta forma pretende-se que as aulas sejam mais dinâmicas e não tão estáticas. Com isto, pretende-se tratar a seguinte questão: “será que através do movimento nas aulas de Formação Musical conseguimos melhor aproveitamento e mais interesse por parte dos alunos?” Em termos metodológicos recorreu-se a uma abordagem de pendor qualitativa, através da realização de entrevistas a Professores de Formação Musical no ensino especializado da Música e da Dança. Segundo diversos autores parece essencial integrar o movimento corporal, para que haja uma interiorização da Música no corpo conseguindo assim adequar as práticas aos conteúdos da Formação Musical e torná-las mais motivadoras.
This internship report presents the context of the internship center (Escola de Música Póvoa de Varzim), considerations about educational practice and finally the research project, which aims to understand the importance of incorporating body and body movement as musical instrument in teaching practices in the discipline of Fomação Musical. The idea of the body and movement contributed decisively to the development of musical learning. The movement is beneficial and innovative in the principle of musical learning, because it does not put utility and continuity to all these existing tools and transfer a framework in the subjects and contents of the subject of Musical Education. In this way it is intended that the classes are more dynamic and not so static. With this, we intend to address the following question: “will it be that through the movement in the Formação Musical classes we get better use and more interest by the students? In methodological terms, a qualitative approach was used, through interviews with teachers of Ensino Especializado da Música e da Dança. According to several authors it seems essential to integrate the body movement, so that there is an internalization of music in the body, thus managing to adapt the practices to the contents of Formação Musical and make them more motivating.

Description

Keywords

Formação musical Ritmo Movimento corporal Compreensão rítmica Body movement Rhythm Rhythmic understanding

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License