Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Inovação e benchmarking: uma parceria eficiente?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A_LuísaCarvalho_2006.pdf9.65 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A mundividência contemporânea contextualiza a actividade empresarial num am­biente crescentemente competitivo e exigente em termos de eficiência das organizações. A inovação é um factor relevante para que as empresas vençam as concorrentes e se fortaleçamno mercado. Começamos, assim, por enquadrar este conceito de acor­do com o que alguns dos autores mais conhecidos afirmam, explicando seguidamente quais os principais tipos de inovação e seu significado, dando relevo aos que aqui nos interessam. Posteriormente abordamos e explicamos o benchmarking, a sua importância como instrumento de gestão e as diversas tipologias de aplicação do mesmo. Fechamos o ciclo com a interligação desta ferramenta com a gestão da inovação, salientando os aspectos da utilização da primeira que facilitam a gestão da segunda. Abordamos de forma sintética a ligação do benchmarking estratégico com a gestão da inovação e apresentamos as nossas conclusões sabre a eficiência da parceria entre benchmarking e inovação.

Description

Keywords

Benchmarking inovação empreendedor competividade produtividade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

CC License

Altmetrics