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Transporte Robotizado de Bagagens em Aeroportos
dc.contributor.advisor | Silva, Manuel Fernando dos Santos | |
dc.contributor.author | Pereira, Miguel Marques | |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T12:02:34Z | |
dc.date.available | 2022-02-10T12:02:34Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | A finalidade deste projeto foi estudar a possibilidade de implementar, recorrendo a ferramentas de simulação, um transporte robotizado de bagagens em aeroportos, ou seja, com robôs móveis. Para tal foi necessário, primeiramente, verificar que tipos de AGV e robôs móveis existem nesta indústria e verificar qual o que melhor se enquadra para este projeto. Após esta verificação, segue-se a pesquisa sobre possíveis softwares de simulação para robôs móveis. Foi necessário analisá-los e avaliar qual o que melhor correspondia às expectativas do projeto, de forma a se tirar o máximo proveito do software. De seguida, para terminar a parte de pesquisa, verifica-se alguns dos projetos que já foram realizados com robôs m´oveis em áreas de logística. Posto isto, segue-se a parte prática do projeto. Começa-se por apresentar o layout do aeroporto, assim como os possíveis trajetos dos aviões e dos AGV dentro do aeroporto. Também o fluxo (quantidades) que entra e sai do aeroporto, tanto dos aviões como dos passageiros e bagagens. Depois de ser demonstrado como é na realidade, segue-se a implementação do que foi descrito no capítulo anterior, começa-se por explicar como foram criadas as bagagens, a importação de objetos e a implementação dos percursos dos aviões e AGV dentro do aeroporto. Explica-se também como é que ambos os percursos comunicam entre si no projeto implementado. Por fim, são apresentados os testes realizados e os resultados obtidos; estes testes são vários cenários com diferentes números de AGV em funcionamento de forma a se encontrar o número ideal para minimizar as despesas ao máximo. Este projeto tem como principais vantagens a automatização de uma tarefa em aeroportos, ou seja, o transporte de bagagens desde o terminal para o avião e vice-versa. E um investimento que a médio-longo prazo será fortemente recompensado. A principal desvantagem acaba por ser que a curto prazo é um grande investimento. | pt_PT |
dc.description.abstract | The purpose of this project was to study the possibility of implementing, using simulation tools, a robotic transport of baggage at airports, that is, with mobile robots. For that, it was necessary, first, to verify what types of AGV and mobile robots exist in this industry and verify which one is the best fit for this project. After this verification, starts the research on possible simulation software for mobile robots. It was necessary to analyze them and evaluate which one correspond better to the project’s expectations, in order to get the maximum out of the software. Then, to finish the research part, it is researched some of the projects that have already been carried out with mobile robots in logistics areas. That said, the practical part of the project follows. It begins by showing the layout of the airport, as well as the possible routes for planes and AGV within the airport. Also the flows (quantities) entering and leaving the airport, from planes and from passengers and luggage. After being demonstrated how it looks in reality, starts the implementation of what was described in the previous chapter, begining by explaining how baggage was created in the software, the import of objects and the implementation of airplanes and AGV routes within the airport. It is also explained how both paths communicate with each other in the implemented project. Finally, the tests performed and the results obtained are presented, these tests are several scenarios with different numbers of AGV in operation in order to find the ideal number to minimize expenses as much as possible. The main advantages of this project are the automation of a task at airports, that is, the transport of luggage from the terminal to the plane and vice versa. It is an investment that in the medium to long term will be highly rewarded. The main disadvantage turns out to be that in the short term it is a great investment. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202796981 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/19874 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Robôs Móveis | pt_PT |
dc.subject | AGV | pt_PT |
dc.subject | Transporte de Bagagens | pt_PT |
dc.subject | Aeroporto | pt_PT |
dc.subject | Simulação | pt_PT |
dc.subject | Flexsim | pt_PT |
dc.subject | Mobile Robots | pt_PT |
dc.subject | Baggage Transport | pt_PT |
dc.subject | Airport | pt_PT |
dc.subject | Simulation | pt_PT |
dc.title | Transporte Robotizado de Bagagens em Aeroportos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Automação e Sistemas | pt_PT |