Publication
Avaliar para melhorar a aprendizagem ou para classificar?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Romão, Paula | |
dc.contributor.author | Machado, Margarida Maria Miranda Lopes Sousa | |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T11:26:40Z | |
dc.date.available | 2021-09-29T11:26:40Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | Sendo a avaliação um poderoso meio para motivar e influenciar a aprendizagem e a avaliação formativa considerada na lei, como a principal modalidade de avaliação, quisemos investigar se, no agrupamento de escolas em estudo, a avaliação está a ser implementada para melhorar a aprendizagem ou essencialmente para a classificar. Na investigação pretende-se conhecer as perceções e as práticas de avaliação formativa quanto aos objetivos, critérios, referenciais, momentos, instrumentos e procedimentos de avaliação, mais comuns no agrupamento de escolas. A metodologia foi a de um estudo de caso de tipo avaliativo, recorrendo-se a inquéritos por questionário, como instrumentos de recolha de dados. Com base nas conclusões foi realizada uma análise SWOT que serviu de guião para uma entrevista de grupo focal, cujo objetivo foi o de obter sugestões para a elaboração de um plano de ação que visa o reforço da avaliação para a aprendizagem e como aprendizagem. O estudo permitiu inferir que os professores consideram que a avaliação formativa tem como objetivos, diagnosticar, autorregular e promover aprendizagem. Alunos e professores indicam como práticas frequentes, a informação sobre os objetivos e critérios, a utilização de descritores, a diversificação de instrumentos de avaliação, e como práticas pouco frequentes, o reajuste dos planos de trabalho, a diferenciação pedagógica e as tarefas destinadas à regulação. As perceções dos alunos e dos professores em relação à valorização da confiança e da motivação são claramente diferentes. Concluiu-se, que as práticas de avaliação têm maior foco na classificação do que na melhoria das aprendizagens e ainda, que a avaliação formativa praticada, não enfatiza o feedback descritivo e os processos de autorregulação. | pt_PT |
dc.description.abstract | Assessment is a powerful means to motivate and influence learning and formative assessment is the main type of evaluation referred to by legislation. This study focus on whether, in the cluster of schools under study, assessment is being carried out to improve students learning or essentially for marking students’ work. The study aims to know formative assessment perceptions and practices in a specific cluster of schools regarding the objetives, evaluation criteria and references, moments, tasks and procedures of assessment. The methodology followed was that of an evaluative case study, using questionnaire surveys as data collection instruments. The study allowed to infer that teachers consider that formative assessment is aimed at diagnosing, self-regulating and promoting learning. Students and teachers indicate as frequent practices, information on objectives and evaluation criteria, the use of performance descriptors, the diversification of evaluation instruments, and as infrequent practices, the adjustment of work plans, the differentiation and the tasks intended for regulation. Students' perceptions regarding the appreciation of trust and motivation are clearly different from teachers' perceptions. It was concluded that evaluation practices have a greater focus on classification than on improving learning and also that the formative assessment practiced, does not enfathise descriptive feedback and self-regulation processes. Based on these conclusions, a SWOT analysis was conducted as a guide for a focus group interview. The objective was to obtain suggestions for the development of an action plan aimed at strengthening assessment for learning and assessment as learning. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202768520 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18617 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Regulação | pt_PT |
dc.subject | Feedback | pt_PT |
dc.subject | Formative assessment | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Regulation | pt_PT |
dc.subject | Feedback | pt_PT |
dc.title | Avaliar para melhorar a aprendizagem ou para classificar? | pt_PT |
dc.title.alternative | Um estudo sobre o desenvolvimento da avaliação formativa num agrupamento de escolas do Porto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em estudos profissionais especializados em educação: Especialização em administração de organizações educativas | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_Margarida Machado_2019.pdf
- Size:
- 1.98 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format