Repository logo
 
Publication

Avaliar para melhorar a aprendizagem ou para classificar?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRomão, Paula
dc.contributor.authorMachado, Margarida Maria Miranda Lopes Sousa
dc.date.accessioned2021-09-29T11:26:40Z
dc.date.available2021-09-29T11:26:40Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractSendo a avaliação um poderoso meio para motivar e influenciar a aprendizagem e a avaliação formativa considerada na lei, como a principal modalidade de avaliação, quisemos investigar se, no agrupamento de escolas em estudo, a avaliação está a ser implementada para melhorar a aprendizagem ou essencialmente para a classificar. Na investigação pretende-se conhecer as perceções e as práticas de avaliação formativa quanto aos objetivos, critérios, referenciais, momentos, instrumentos e procedimentos de avaliação, mais comuns no agrupamento de escolas. A metodologia foi a de um estudo de caso de tipo avaliativo, recorrendo-se a inquéritos por questionário, como instrumentos de recolha de dados. Com base nas conclusões foi realizada uma análise SWOT que serviu de guião para uma entrevista de grupo focal, cujo objetivo foi o de obter sugestões para a elaboração de um plano de ação que visa o reforço da avaliação para a aprendizagem e como aprendizagem. O estudo permitiu inferir que os professores consideram que a avaliação formativa tem como objetivos, diagnosticar, autorregular e promover aprendizagem. Alunos e professores indicam como práticas frequentes, a informação sobre os objetivos e critérios, a utilização de descritores, a diversificação de instrumentos de avaliação, e como práticas pouco frequentes, o reajuste dos planos de trabalho, a diferenciação pedagógica e as tarefas destinadas à regulação. As perceções dos alunos e dos professores em relação à valorização da confiança e da motivação são claramente diferentes. Concluiu-se, que as práticas de avaliação têm maior foco na classificação do que na melhoria das aprendizagens e ainda, que a avaliação formativa praticada, não enfatiza o feedback descritivo e os processos de autorregulação.pt_PT
dc.description.abstractAssessment is a powerful means to motivate and influence learning and formative assessment is the main type of evaluation referred to by legislation. This study focus on whether, in the cluster of schools under study, assessment is being carried out to improve students learning or essentially for marking students’ work. The study aims to know formative assessment perceptions and practices in a specific cluster of schools regarding the objetives, evaluation criteria and references, moments, tasks and procedures of assessment. The methodology followed was that of an evaluative case study, using questionnaire surveys as data collection instruments. The study allowed to infer that teachers consider that formative assessment is aimed at diagnosing, self-regulating and promoting learning. Students and teachers indicate as frequent practices, information on objectives and evaluation criteria, the use of performance descriptors, the diversification of evaluation instruments, and as infrequent practices, the adjustment of work plans, the differentiation and the tasks intended for regulation. Students' perceptions regarding the appreciation of trust and motivation are clearly different from teachers' perceptions. It was concluded that evaluation practices have a greater focus on classification than on improving learning and also that the formative assessment practiced, does not enfathise descriptive feedback and self-regulation processes. Based on these conclusions, a SWOT analysis was conducted as a guide for a focus group interview. The objective was to obtain suggestions for the development of an action plan aimed at strengthening assessment for learning and assessment as learning.pt_PT
dc.identifier.tid202768520
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18617
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectRegulaçãopt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectFormative assessmentpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectRegulationpt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.titleAvaliar para melhorar a aprendizagem ou para classificar?pt_PT
dc.title.alternativeUm estudo sobre o desenvolvimento da avaliação formativa num agrupamento de escolas do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação: Especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Margarida Machado_2019.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format