Publication
Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rothes, Luís Maria Fernandes Areal | |
dc.contributor.author | Goi, Cíntia Beatriz | |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T11:16:02Z | |
dc.date.available | 2018-12-11T11:16:02Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | O ensino superior é o sonho de muitos adultos, por perceberem que através da qualificação existe a possibilidade de se realizarem profissionalmente e obter melhores condições de vida. Muitos discentes ingressam e não conseguem permanecer por muito tempo cursando. Esse estudo avaliou os motivos potenciais para a evasão de discentes adultos ativos dos cursos superiores de uma Instituição Federal. Trata-se de estudo quantitativo, delineamento transversal e questões com aspectos qualitativos. Foram entrevistados 103 discentes adultos, desses 98 caracterizados como não tradicionais. O perfil foi constituído pela maioria do sexo masculino, brancos, casados, na faixa etária de 25 a 34 anos, recebem 2 a 3 salários mínimos e são responsáveis por toda a renda familiar. Dos participantes, 45,71% apresentaram motivos fortes e muito fortes para evasão relacionados à falta de suporte com maior representatividade. O sexo masculino apresentou maior risco de evasão quando relacionado ao fator de desempenho acadêmico; e o feminino, à autonomia. Os discentes entre 45 a 54 anos apresentaram maior risco devido ao fator interpessoal. Em relação aos cursos, esse estudo demonstra que a evasão está diretamente relacionada ao fator vocacional e desempenho acadêmico. Os discentes que estudam no turno da noite apresentaram maior risco devido ao fator vocacional e desempenho acadêmico, e as variáveis estar trabalhando, cursar o sexto e terceiro semestre apresentaram maior risco para evasão devido ao desempenho acadêmico. Esse estudo fornece subsídios aos gestores da instituição estudada para traçar estratégias de permanência do discente não tradicional e com isso minimizar os índices de evasão. | pt_PT |
dc.description.abstract | College education is many adults’ dream, because they realize that through qualification there is a possibility of professional fulfilment and better living conditions. Many students start the course, but cannot stay on for a long time. This study evaluated the potential reasons for the dropouts of active adult learners in college education courses at a Federal Institution. It is a quantitative study, with cross-sectional delineation and questions with qualitative aspects. A total of 103 adult students were interviewed, of whom 98 were characterized as non-traditional. The main profile consisted of white married males, from 25 to 34 years old, who receive from 2 to 3 minimum wages and are responsible for all family income. 45.71% of them presented strong and very strong reasons to dropout related to the lack of support with greater representativeness. The males presented a greater risk of dropping out when related to the academic performance factor and the female to the autonomy. Students between 45 and 54 years old were at higher risk due to interpersonal factors. Regarding the courses, this study demonstrates that dropout is directly related to the vocational factor and academic performance. Students who study at night shift were at higher risk due to the vocational factor and academic performance, and the variables to be working, attending the sixth and third semesters presented a higher risk of dropping out due to academic performance. This study provides subsidies to the managers of the studied institution to draw strategies for non-traditional student’s stay and thereby minimize evasion rates. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202100456 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12393 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | motivos de evasão | pt_PT |
dc.subject | adulto | pt_PT |
dc.subject | ensino superior | pt_PT |
dc.subject | grounds for circumvention | pt_PT |
dc.subject | adult | pt_PT |
dc.subject | higher education | pt_PT |
dc.title | Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação: Especialização em Educação e Formação de adultos | pt_PT |