Publication
Relatório de estágio de Débora Filipa Sousa Santos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de | |
dc.contributor.advisor | Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres | |
dc.contributor.author | Santos, Débora Filipa Sousa | |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T12:58:29Z | |
dc.date.available | 2025-07-31T12:58:29Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, constituindo-se como um documento fundamental para a profissionalização num perfil duplo docente. Assim, reflete um percurso formativo nos dois níveis educativos, permitindo a consolidação de saberes, competências e atitudes essenciais ao exercício de uma docência qualificada. Durante a PES, privilegiou-se uma abordagem metodológica sustentada na investigação-ação, orientada por um paradigma socioconstrutivista que valoriza a criança como sujeito ativo na construção do próprio conhecimento. As práticas pedagógicas foram cuidadosamente planeadas, implementadas e avaliadas com base na observação, na análise crítica e na reflexão sistemática, promovendo aprendizagens significativas, contextualizadas e coerentes com os princípios preconizados nos documentos orientadores curriculares. A articulação com a comunidade educativa e com as famílias assumiu um papel central, promovendo-se a sua participação ativa, numa perspetiva de cooperação e de corresponsabilização. Paralelamente, o trabalho em díade, aliado ao apoio das orientadoras cooperantes e das supervisoras institucionais, revelou-se essencial para a partilha de saberes, reflexões conjuntas e para o desenvolvimento profissional contínuo. A reflexão, ao longo de todo o processo formativo, constituiu-se como elemento estruturante na construção da identidade profissional docente. Neste sentido, a mestranda procurou adotar uma postura indagadora e crítica sobre a prática, mediante a problematização das questões emergentes. Por fim, este relatório traduz uma formação sólida e comprometida com uma educação de qualidade, centrada na criança e sustentada em princípios éticos e pedagógicos coerentes. | por |
dc.description.abstract | This report was developed as part of the Supervised Educational Practice (PES) curricular unit, part of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching, as a fundamental document for the professionalization of a dual teacher profile. Therefore, it reflects a training program at both educational levels, allowing the consolidation of knowledge, skills and attitudes essential to the exercise of a qualified teaching profession. A methodological approach based on action-research was favored during the PES, guided by a socio-constructivist paradigm that values the child as an active subject in the construction of their own knowledge. Teaching practices were carefully planned, implemented and evaluated based on observation, critical analysis and systematic reflection, promoting meaningful and contextualised learning that was consistent with the principles set out in the curriculum guidelines. Coordination with the educational community and families played a central role, promoting their active participation from a perspective of cooperation and co-responsibility. At the same time, working as a pair, together with the support of the co-operating tutors and the institutional supervisors, proved to be essential for sharing knowledge, joint reflections and continuous professional development. Throughout the training process, reflection was a structuring element in the construction of the teacher's professional identity. Therefore, the master's student sought to adopt an inquisitive and critical stance on practice, through the problematization of emerging issues. In conclusion, this report reflects solid training that is committed to quality education, centered on the child and based on coherent ethical and pedagogical principles. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30286 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Aprendizagens significativas | |
dc.subject | Metodologias ativas | |
dc.subject | Metodologia investigação- ação | |
dc.subject | Trabalho cooperativo | |
dc.subject | Meaningful learning | |
dc.subject | Active methodologies | |
dc.subject | Action research methodology | |
dc.subject | Cooperative work | |
dc.title | Relatório de estágio de Débora Filipa Sousa Santos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |