Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.authorAlves, Maria Carolina da Cunha
dc.date.accessioned2020-08-07T11:17:42Z
dc.date.available2020-08-07T11:17:42Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente relatório retrata a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada numa lógica formativa profissionalizante, que adota a epistemologia praxeológica e a colaboração como peças-chave na construção de um docente inovador e criativo. Neste percurso formativo revela-se a importância da metodologia de Investigação-Ação que, pela sua dinâmica, induziu à mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades e interesses das crianças. Os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação constituíram a base de uma ação contínua de cariz transformador, a fim de promover uma prática mais contextualizada, com significado no desenvolvimento das crianças e da futura profissional. As experiências vividas em ambos os contextos educativos apresentam-se indissociáveis do panorama teórico-legal que guia o sistema educativo português, assim como de constructos teóricos e abordagens pedagógicas, numa articulação entre a teoria e os saberes emergentes da prática. Igualmente, inscrevem-se no paradigma socioconstrutivista, onde a criança é considerada como um agente central e ativo na (co)construção das próprias aprendizagens, adotando o docente um papel orientador desse processo. O mestrado de perfil duplo permitiu uma formação de continuidade entre níveis educativos pela visão alargada do desenvolvimento da criança, pelo espírito colaborativo entre os intervenientes do processo educativo e pelo despertar para uma aprendizagem ao longo da vida, pois na educação nada é estático.pt_PT
dc.description.abstractThe present Internship Report describes the Supervised Educational Practice developed in the context of Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, integrated in a professionalized formative logic, that adopts praxeological epistemology and collaboration as key components in building an innovative and creative teacher. By this formative route the importance of Action Research was shown, whose dynamic lead to the mobilization of scientific, pedagogic, didactic and methodologic knowledge, aiming to answer children’s difficulties and interests. The processes of observation, planification, action, reflection and evaluation constituted the basis of a continuous transformative action, in order to promote a contextualized practice, meaningful near each child’s and future teacher’s development. The experiences lived in both educational levels present themselves as indissociable from the theoretical-legal landscape that guides the Portuguese educational system, as well from authors, theoretical constructs and pedagogical approaches, in an articulation between theory and practice expertise. Likewise, they are inserted in the social constructivist paradigm, where every child is seen as a central and active agent while (co)constructing his or her own learning, placing the teacher with an orientation role. A master’s degree with a double profile allowed a continuity formation between educational levels through the extended vision of child development, the cooperative spirit amid everyone who intervened in the educational process and the awakening towards lifelong learning, since nothing is stationary in education.pt_PT
dc.identifier.tid202691900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16191
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectDouble profilept_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectActive learningpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MªCarolinaAlves_2020.pdf
Size:
795.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format