Repository logo
 
Publication

Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista

dc.contributor.advisorSilva, Pedro Alexandre Sousa e
dc.contributor.authorSánchez Leonardo, Carlos
dc.date.accessioned2021-09-24T18:30:10Z
dc.date.available2021-09-24T18:30:10Z
dc.date.issued2021-07-30
dc.description.abstractA presente dissertação estuda o efeito produzido pela inclusão de métodos de aprendizagem históricos na formação de alunos de licenciatura e mestrado da área da música antiga. Considerando a dificuldade para o músico atual de aceder ao universo dos conceitos quinhentistas, transmitidos por via da oralidade e da auralidade, a hipótese defendida é que alterando a metodologia de aprendizagem altera-se também o estado mental associado à execução musical, experiência que afetará de forma inefável a perceção e as tomadas de decisão do executante. Para a análise desta metodologia definiu-se um método de trinta semanas, testado num grupo de trabalho formado por alunos do Curso de Música Antiga da ESMAE, com exercícios baseados em modelos históricos que procuraram estimular o treino daqueles aspetos mais afastados da aprendizagem musical tradicional, como a solmização, a compreensão da linguagem modal e a improvisação de contraponto.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation studies the effect produced by the inclusion of historical learning methods in the training of bachelor and master students in the area of early music. Whereas it is difficult for the current musician to access the universe of sixteenth-century concepts, transmitted through orality and aurality, the hypothesis proposed is that changing the learning methodology also changes the state of mind associated with musical performance, experience which will ineffably affect the performer’s perception and decision-making. For the analysis of this methodology, a thirty-week method was defined and tested in a working group formed by students of the ESMAE Early Music Course, with exercises based on historical models that sought to stimulate the training of those aspects more distant from traditional musical learning, such as solmization, the understanding of modal language and improvisation of counterpoint.pt_PT
dc.identifier.tid202757692pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18550
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAuralidadept_PT
dc.subjectPolifoniapt_PT
dc.subjectContrapontopt_PT
dc.subjectInvestigação em acçãopt_PT
dc.subjectRenascimentopt_PT
dc.subjectAuralitypt_PT
dc.subjectPolyphonypt_PT
dc.subjectCounterpointpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectRenaissancept_PT
dc.titleContributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentistapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, especialização Música Antiga, flauta de biselpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Carlos_Sánchez_Leonardo_MIA_2021.pdf
Size:
3.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: